“Vitória da Conquista, prazer em conhecer!”
Na noite desta quarta-feira (14) será lançada mais uma edição da exposição do projeto “Vitória da Conquista, prazer em conhecer!”. A noite de autógrafos, que acontece às 19h, abre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3. ano do Instituto de Educação Maria Salomé para visitação pública.
Os alunos se encontrarão com a escritora Ana Emília de Quadros Ferraz, autora do livro trabalhado pelos estudantes. Na oportunidade, ela vai autografar a publicação de cada aluno da turma.
Aguardamos a presença de toda a comunidade e da imprensa local. Este é o momento de conhecer melhor a história e de comemorar o aniversário da cidade onde vivemos.
O Projeto – Pensando em proporcionar ao aluno a oportunidade de se situar no espaço em que vive e compreender os processos construídos pela sociedade, é que o Instituto de Educação Maria Salomé incluiu o conteúdo “Cidade” em seu plano de ensino. A inserção desse projeto revela a importância de oferecer condições ao educando de reconhecer-se como cidadão em uma realidade que é a sua vida concreta, levando-o a apropriar-se das informações para compreender como se dão as relações socais e a construção do espaço. Assim, as turmas da 2ª série (3º ano) do Ensino Fundamental trabalham durante todo o ano letivo, mais especificamente entre os meses de abril a novembro, os aspectos histórico, geográfico, econômico e sócio-cultural de Vitória da Conquista.
Assim como nas últimas três edições, o projeto, que tem a coordenação da professora Noélia Gomes e a supervisão da psicopedagoga Marli Rabelo, trabalhou com as turmas o livro “Um presente especial: Vitória da Conquista, quero te conhecer 2” da autora e professora universitária, Ana Emília de Quadros Ferraz. O livro é o carro-chefe da atividade, que através de uma linguagem adequada para o público infanto-juvenil, convida o público a conhecer a cidade em seus mais variados aspectos.
Após a leitura, acontecem as discussões em sala de aula e depois o trabalho em campo: os alunos fazem visitas aos pontos da cidade citados na publicação, como a reserva do Poço Escuro e o Memorial Régis Pacheco. Os resultados desses trabalhos são apresentados para a escola, professores e pais e para a comunidade em geral, através da exposição no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.