07 de junho na história
07.06.1963 – Rolling Stones lança “Come On”, primeiro single da banda
O primeiro single da lendária banda Rolling Stones era lançado no dia 7 de junho de 1963. “Come On”, uma música composta e gravada por Chuck Berry, em 1961, foi regravada pela banda inglesa e, na voz de Mick Jagger, chegou ao 21o. lugar nas paradas britânicas. No lado B do álbum dos Stones foi gravado outro cover, “I Want to Be Loved”, de Willie Dixon.
EVERYTHING IS WRONG SINCE I LAST SAW YOU, BABY
I REALLY WANNA SEE YOU AND I DON’T MEAN MAYBE
I’M DOIN’ EV’RYTHING TRY’N’ TO MAKE YOU SEE
THAT I BELONG TO YOU, HON, AND YOU BELONG TO ME
“Come On” foi lançada em várias coletânias posteriormente: More Hot Rocks (Big Hits & Fazed Cookies) (1972), Singles Collection: The London Years (1989), Singles 1963-1965 (2004), Rolled Gold+: The Very Best of the Rolling Stones (2007) and GRRR! (2012).
No dia 6 de junho de 2013, Mick Jagger tocou a música em um festival em Toronto, no Canadá, em homenagem aos seus 50 anos, em meio à turnê das cinco décadas de atividade dos Rolling Stones. O líder da banda tocou alguns trechos da música, com Charlie Watts ditando o ritmo na bateria. Era a primeira vez que a música era tocada a todo o vapor em um show dos Rolling Stones desde 1965.
07-06-1929 – A Cidade do Vaticano se torna um estado soberano
No dia 7 de junho de 1929, foi ratificado o Tratado de Latrão (tratado de Santa Sé ou tratado de Roma-Santa Sé), entre o Reino de Itália e a Santa Sé, que criou a Cidade-Estado do Vaticano. O Vaticano é um estado governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários públicos são clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. Seu território é de aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes. Sua área é formada por um enclave murado dentro da cidade de Roma, na Itália.
07-06-1967 – Forças de Israel entram em Jerusalém na Guerra dos Seis Dias
Neste dia, no ano de 1967, parte da Cidade Antiga de Jerusalém (também chamada Jerusalém Oriental), foi tomada por Israel da Jordânia, em meio ao conflito da Guerra dos Seis Dias. O lugar seria depois reunificado por Israel com a Cidade Nova, formando um único município sob jurisdição israelita. Em 1980, uma lei israelita declarou Jerusalém como capital eterna e indivisível de Israel, mas a ocupação de Jerusalém Oriental foi condenada por uma resolução das Nações Unidas. A Guerra dos Seis Dias opôs Israel a uma frente de países árabes – Egito, Jordânia e Síria, apoiados pelo Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. A guerra resultou na derrota dos Estados Árabes, que perderam mais de metade do seu equipamento militar. A Força Aérea da Jordânia foi completamente destruída. Os árabes sofreram 18 mil, enquanto do lado de Israel houve 766.
07-06-1640 – Começa a Guerra dels Segadors
A Sublevação da Cataluña ou Guerra dels Segadors afetou grande parte da Cataluña entre 7 de junho de 1640 e 1659. Teve como efeito mais duradouro a assinatura da Paz dos Pirineos entre a monarquia hispânica e o rei de França. Passando o condado do Rosellón e metade da Cerdaña (até aquele momento parte integrante do principado de Cataluña) um dos territórios da monarquia hispânica, à soberania francesa. A guerra começa a partir do mal-estar que gerava na sociedade catalã a presença de tropas, fundamentalmente castelhanas, durante as guerras entre França e Espanha, marcadas dentro da Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648). Os fatos do Corpus de Sangue de 1640, desencadeados pelos amotinamentos de um grupo de 400 ou 500 segadores que entraram em Barcelona e que conduziriam à morte o Conde de Santa Coloma, nobre catalão e vice-rei da Cataluña, marcando assim o início do conflito.