fbpx

12 de outubro: TJBA reafirma o compromisso no cuidado com as crianças

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é mais que uma data comemorativa para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

É uma oportunidade de reafirmar o compromisso com o futuro dos pequenos, aqueles que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), têm até 11 anos de idade.  

Dedicação do TJBA

O TJBA, sob a Presidência da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, se dedica a promover iniciativas que garantam a proteção, o cuidado e o afeto que esse público merece.   

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), liderada pelo Desembargador Salomão Resedá, é a força motriz por trás dessas ações. ]

Assim sendo, a unidade desenvolve iniciativas que vão desde a educação e o lazer até o suporte psicossocial e o acolhimento por meio de programas de adoção.   

Varas da Infância e da Juventude

Além disso, o Judiciário baiano conta com Varas da Infância e da Juventude, presentes na capital e em comarcas do interior, como Alagoinhas, Camaçari, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista.

Porquanto, essas unidades atuam na jurisdição em matéria cível, infracional e de execução de medidas socioeducativas.  

Conheça algumas das ações:   

Filhos São Eternos Bebês: incentiva a adoção e o apadrinhamento de crianças e adolescentes, especialmente os mais velhos, grupos de irmãos e aqueles com necessidades específicas de saúde.  

Entregando a Esperança: tem como objetivo difundir informações e capacitar profissionais que atuam na entrega voluntária de crianças, além de promover reflexões sobre o tema.   

Curso “Construindo Laços, Tecendo Famílias”: oferece capacitação para pretendentes à adoção cadastrados nas Varas do Estado da Bahia.

Jovens Protagonistas: em parceria com outras instituições, busca proporcionar a jovens acolhidos a oportunidade de participar de cursos preparatórios para o ENEM.  

Curso de Capacitação em Depoimento Especial: baseado no Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense para Magistrados do TJBA.  

Caminhos para Implementação da Política Judiciária da Primeira Infância: explora boas práticas e experiências de Magistrados e Servidores do TJBA, no âmbito da Primeira Infância

Texto e imagem ilustrativa: Ascom TJBA.