fbpx

Anunciados finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo


• Foram avaliados 1.302 trabalhos, novo recorde

• Vencedores serão conhecidos em 12 de novembro

• Em seu centenário no Brasil, patrocinadora ExxonMobil renova apoio ao jornalismo nacional

A ExxonMobil anuncia hoje os finalistas do 57º Prêmio Esso de Jornalismo. Com um número recorde de inscrições, foram avaliados 1.302 trabalhos por 38 jurados das comissões de seleção. Destes, acabaram indicados 70 finalistas, dos quais 35 de texto, 15 de criação gráfica, 10 de fotografia e 10 de telejornalismo, num total de 12 categorias.

Todos os materiais inscritos foram avaliados por, pelo menos, três jurados na primeira fase de seleção. Para as reportagens de texto que atingiram a segunda fase, novas análises foram executadas por grupos de quatro, seis e até 13 jurados.  O sistema de múltiplas aferições fez com que os trabalhos chegassem a ser examinados 5.363 vezes.

Como já é tradição no Prêmio Esso de Jornalismo, o corpo de jurados é formado por jornalistas reconhecidos em todo o país. A ExxonMobil, que comemora um século de atuação no Brasil em 2012, patrocina o Prêmio Esso de Jornalismo há 57 anos ininterruptos.

MAIS SUSTENTÁVEL

Repetindo uma inovação bem sucedida implementada em 2012, o Prêmio Esso de Jornalismo usou sistema de inscrição e julgamento online.  Estima-se que com isso tenha sido evitado o consumo de aproximadamente 70 mil folhas de papel por ano, representando quase uma tonelada em 2012.

Outra novidade mantida este ano foi a introdução da categoria de Educação, destinada a distinguir trabalhos jornalísticos voltados para o tema.

A escolha final dos vencedores de cada uma das categorias de mídia impressa caberá a uma Comissão de Premiação, em reunião com a presença dos jurados. A designação do trabalho vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo competirá à Comissão de Premiação de Telejornalismo, também em reunião presencial. Os vencedores desta 57ª edição serão conhecidos no próximo dia 12 de novembro.

A foto vencedora do Prêmio Esso de Fotografia será escolhida via Internet por uma Comissão Especial de 50 jurados que elegerá uma foto entre os dez trabalhos selecionados e adiante indicados.

APOIO AO JORNALISMO

A ExxonMobil, que, em 2012, completou um século de atuação no país, possui uma estreita ligação com o jornalismo brasileiro desde 1941, ano da primeira transmissão do noticioso radiofônico “Repórter Esso”. A presença do noticiário na vida nacional deixou marcas profundas ao se constituir, durante décadas, em referência para qualquer acontecimento de importância que ocorresse no Brasil e no exterior. Mais tarde os laços com o jornalismo foram reforçados com a transmissão do “Repórter Esso” também pela televisão. Posteriormente, em 1955, foi criado o Prêmio Esso de Jornalismo que completa, em 2012, 57 anos de existência.

Nesses 57 anos de existência, estima-se que mais de 30 mil trabalhos tenham sido submetidos ao julgamento das comissões do Prêmio Esso de Jornalismo, transformando a premiação na mais importante, tradicional e disputada de toda a imprensa brasileira.

MELHORES DE 2012

Para selecionar os trabalhos finalistas de 2012, as comissões examinaram 677 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 213 trabalhos fotográficos; 329 trabalhos de criação gráfica (Jornal, Revista e Primeira Página) e 83 trabalhos de telejornalismo, totalizando 1.302 inscrições.

É a seguinte a relação dos trabalhos finalistas considerados os melhores de 2012, divididos por categoria a que concorrem, segundo a ordem de inscrição:

1 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA

Guito Moreto, com a fotografia NATUREZA (HUMANA) EM FÚRIA, publicada no jornal O GLOBO.

Alan Marques, com a fotografia CONGRESSO DO PT EM BRASÍLIA DILMA E LULA, publicada no jornal FOLHA DE S. PAULO.

Luiz Carlos Gomes, com a fotografia REVOLTA NO METRÔ, publicada no jornal FOLHA DE S. PAULO.

Márcio Silva, com a fotografia ACIDENTE FATAL, publicada no jornal JORNAL A CRÍTICA.

Pablo Jacob, com as fotografias VIOLÊNCIA NA UNIVERSIDADE, e ESPÍRITO SANTO, ambas publicadas no jornal O GLOBO.

Weimer Carvalho, com a fotografia A PELE QUE ELES HABITAM, publicada no jornal O POPULAR.

Francisco França, com a fotografia CRIME BRUTAL EM JOÃO PESSOA, publicada no jornal JORNAL DA PARAÍBA.

Mateus Bruxel, com a série OLHA O BOTE: FLAGRANTE DE PUNGUISTA EM AÇÃO, publicada no jornal DIÁRIO GAÚCHO.

Léo Corrêa, João Laet e Fernando Souza, com o conjunto RIO DE JANEIRO EM DOIS TEMPOS, publicado no jornal O DIA.

2 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE EDUCAÇÃO

Letícia Duarte, com o trabalho FILHO DA RUA, publicado no jornal ZERO HORA.

Leilane Menezes, com o trabalho EDUCADORA AO PÉ DA LETRA, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

Antonio Correia de Melo Gois, Chico Otávio, Efrém Ribeiro, Odilon Rios, Letícia Lins e Carolina Benevides, com o trabalho AULA DE EXCELÊNCIA NA POBREZA, publicado no jornal O GLOBO.

Leianne Correia e Rosa Falcão, com o trabalho CONSTRUTORES DO FUTURO, publicado no jornal DIÁRIO DE PERNAMBUCO.

Fábio da Câmara, com o trabalho O FUTURO NAS MÃOS DA EDUCAÇÃO, publicado no jornal PIONEIRO (Caxias do Sul).

3 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICA

Henrique Gomes Batista e Liane Thedim, com a série O BRASIL QUE NÃO VIAJA DE AVIÃO, publicada no jornal O GLOBO.

Eduardo Salgado, Mariana Segala, Luciene Antunes, Patrick Cruz, Lucas Vettorazzo, Daniel Barros, Angela Pimenta, Lucas Amorim e Tatiana Gianini, com o trabalho ONDE O BRASIL DESPONTA, publicado na revista EXAME.

Paulo Henrique Lobato e Luiz Ribeiro, com o trabalho SERTÃO GRANDE, publicado no jornal ESTADO DE MINAS.

Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Andreh Jonathas, Jocélio Leal, Ranne Almeida, Hébely Rebouças e Luar Maria Brandão, com o trabalho CORRUPÇÃO NO BNB, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).

Claudia Safatle e Ribamar Oliveira, com o trabalho O DIA EM QUE O BRASIL QUEBROU, publicado no jornal VALOR ECONÔMICO.

4 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA OU AMBIENTAL

Cristiane Segatto, com o trabalho O PACIENTE DE R$ 800 MIL, publicado na revista ÉPOCA.

Vinicius Sassine, com o trabalho O MAL ESQUECIDO, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

Carlos Ratton, com o trabalho ENDINHEIRADOS, publicado no jornal DIÁRIO DO LITORAL (Guarujá – SP).

João Antônio Barros, Pâmela Oliveira e Fabiana Sobral, com o trabalho ESPECIAL RIO+20, publicado no jornal O DIA.

Silvia Bessa, com o trabalho CADERNO ESPECIAL #NORDESTEEMREDE, publicado no jornal DIÁRIO DE PERNAMBUCO.

5- FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE PRIMEIRA PÁGINA

Álvaro Roberto Duarte Teixeira da Costa, Carlos Marcelo Carvalho, Renata Neves, Ney Soares Filho, Janey Costa e Rafael Alves, com o trabalho MEU CARO CHICO, publicado no jornal ESTADO DE MINAS.

André Hippertt e Ramiro Alves, com o trabalho SEM FORÇA NA PERUCA, publicado no jornal O DIA.

Edgar Gonçalves Jr., Aline Fialho e Fabiana Roza, com o trabalho VELOCIDADE, publicado no JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau).

Sérgio Costa, com o trabalho PALPITE INFELIZ, publicado no jornal CORREIO (Salvador).

Antonio Amaro da Silva Junior, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes, Saulo Santana, com o trabalho ADEUS, CHICO, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

6 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA – JORNAL

Carolina Cavaleiro, Deni Martins e Júlio Maria, com o trabalho ROLLING STONES 5.0, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO.

Alessandro de Castro Alvim, Renato Carvalho, Michelle Rodrigues e Kamilla Pavão, com o trabalho CRISTO, publicado no jornal O GLOBO.

Amaurício Sampaio Cortez, Gil Dicelli, Luciana Pimenta e Pedro Turano, com o trabalho EXPEDIÇÃO COCÓ, publicado no jornal O POVO.

Maurenilson da Silva Freire e Tiago Mota, com o trabalho AS AVENTURA DE TIN TIN, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

Anderson Araújo de Miranda, com o trabalho MURAL – A ÁRVORE DA VIDA, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

7 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA – REVISTA

Rafaela Ranzani, Camila Durelli, Manuela Alcantara e Fernando Luna, com o trabalho LEBMRA QUEM TMOOU TOADS?, publicado na revista TPM.

Fabio Bosque Ruy, Giovana Moraes Suzin, Paulo Zocchi, Fabio Volpe, Mariana Bonfim, Thereza Venturolli, Fabio Akio Sasaki, Fabio Bosquê, Estúdio Multi/SP e Bruno Santos, com o trabalho O BRASIL EM NÚMEROS – UM RETRATO DO PAÍS COM BASE NOS DADOS DO CENSO 2010, publicado no ALMANAQUE ABRIL.

Bernardo Borges, com o trabalho A HISTÓRIA SANGRENTA DA MEDICINA, publicado na revista MUNDO ESTRANHO.

Bernardo Borges, Victor Bianchin, Luiz Iria, Marcelo Garcia, Eber Evangelista, Fabricio Miranda, Diego Sanches e Marcel Nadale, com o trabalho TRAGÉDIA TITÂNICA, publicado na revista MUNDO ESTRANHO.

Thiago Pires de Castro Melo, Thiago Bolotta Machado, Valéria Mendonça, Armando Antenore, Daniel Klajmic, Dani de Lamare, Theo Carias, Renata Miwa, Renan Goulart e Gisele Kato, com o trabalho O DIA EM QUE ANTONIO FAGUNDES DEU A CARA À TINTA, publicado na revista BRAVO!.

8 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL NORTE/NORDESTE

João Valadares, com o trabalho REENCONTROS, publicado no JORNAL DO COMMERCIO (Recife).

Leianne Correia e Rosa Falcão, com o trabalho CONSTRUTORES DO FUTURO, publicado no jornal DIÁRIO DE PERNAMBUCO.

Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Ana Mary Cavalcante, Émerson Maranhão, Fátima Sudário e Erick Guimarães, com o trabalho EXPEDIÇÃO COCÓ – MIL DIAS NA FLORESTA, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).

Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Andreh Jonathas, Jocélio Leal, Ranne Almeida, Hébely Rebouças e Luar Maria Brandão, com o trabalho CORRUPÇÃO NO BNB, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).

Veronica Almeida, com o trabalho EXPEDIÇÕES – DOENÇAS SEM FIM, publicado no JORNAL DO COMMERCIO (Recife).

9 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL CENTRO-OESTE

Daniela Arbex, com o trabalho HOLOCAUSTO BRASILEIRO, publicado no jornal TRIBUNA DE MINAS.

Sandra Kiefer, Daniel Camargos, Bertha Makaaroun, Maria Clara Prates, Alessandra Mello, Luiz Ribeiro, Josie Jerônimo, Edson Luiz, Larissa Leite, Denise Rothenburg, Renata Mariz e Gabriel Mascarenhas, com o trabalho A TORTURA DE ESTELA CONTADA POR DILMA, publicado no jornal ESTADO DE MINAS.

Alana Rizzo, Juliana Braga e Luiz Ribeiro, com o trabalho O LARANJAL DO INEP, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

João Valadares, Junia Gama, Ricardo Taffner, Lilian Tahan, Adriana Caitano, Karla Correia e Renata Mariz, com o trabalho FIM DO 14º E 15º SALÁRIOS, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

Renata Costa Mariz e Helena Mader, com o trabalho FRAUDE DAS ADOÇÕES, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

10 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL SUL

Letícia Duarte, com o trabalho FILHO DA RUA, publicado no jornal ZERO HORA.

Mauri König, Diego Ribeiro, Felippe Aníbal e Albari Rosa, com o trabalho POLÍCIA FORA DA LEI, publicado no jornal GAZETA DO POVO.

Adriana Irion e José Luís Costa, com o trabalho MENINOS CONDENADOS, publicado no jornal ZERO HORA.

Carlos Etchichury e Joice Bacelo, com o trabalho NEGÓCIOS DA UFPEL, publicado no jornal ZERO HORA.

Mônica Amanda Foltran, com a série ÓRFÃOS DO BRASIL, publicada no jornal DIÁRIO CATARINENSE.

11 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL SUDESTE

Leonêncio Nossa, Celso Junior, José Eduardo Barella, Fabio Sales, Wilson Pedrosa, João Batista Ferreira e Cícero Machado, com o trabalho MENINOS DO CONTESTADO, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO.

Leonel Figueredo Rocha, Eumano Silva e Leando Loyolla, com o trabalho OS INFILTRADOS, publicado na Revista ÉPOCA.

Luciana Garbin Santos, Diego Zanchetta, Adriana Ferraz, Juliana Deodoro e J. F. Diorio, com o trabalho FRAUDE NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO.

Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo Mattos e Sérgio Range, com o trabalho O JOGO SUSPEITO E A QUEDA DE RICARDO TEIXEIRA, publicado no jornal FOLHA DE S. PAULO.

Fausto Chagas de Macedo e Felipe Recondo, com o trabalho FARRA SALARIAL NO JUDICIÁRIO, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO.

12 – FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO

Gustavo Costa, Marco Aurélio Melo, Antonio Gilberto, José da Silva e Gustavo Duarte, com o trabalho DR. MARCELO, DIÁRIO DO INFERNO, transmitido pela REDE RECORD.

Gustavo Costa, Adriana Araújo, Cátia Mazin, Markus Bruno e Jéssica Nolte, com o trabalho O INFERNO DE POTOSÍ, transmitido pela REDE RECORD.

Sandro Barboza, Eliete Cavalcante de Albuquerque, Juliana Maciel, Josenildo Tavares, Edvander Silva e Carlos Rodrigues, com o trabalho QUANDO UM CRIME VIRA UM SIMPLES RELATÓRIO, transmitido pela REDE BANDEIRANTES.

Fábio Pannunzio, Eliete Cavalcante de Albuquerque, Edvander Rodrigo Silva, Rosângela Marques Lara, Luiz Pessoa Júnior, Ubaldino Mota, Josenildo Tavares e José Antônio Martins de Palma Gonçalves Peres, com o trabalho DESAPARECIDOS, transmitido pela REDE BANDEIRANTES.

Fernanda Balsalobre, Gustavo Minari, Bianca Vasconcellos, Jorge Carvalho, Décio Ciappini, Nilton de Martins, Alessandra Valenti, Luciana Lajus e Fernanda Longatto, com o trabalho A MÃO DE OBRA ESCRAVA URBANA, transmitido pela TV BRASIL.

Fábio Diamante, Leandro Calixto, Diego Bento, Claudenir Puga, Agamenon Tomé, Viviana Macedo e Fernando Capelari, com o trabalho PIRATARIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO, transmitido pelo SBT.

Michael Keller Silva, Mario Rezende, Henry Ajl e Markus Bruno, com o trabalho O SACRIFÍCIO DE CRIANÇAS, transmitido pela REDE RECORD.

Fábio Diamante, Leandro Calixto, Rodrigo Hornhardt, Ronaldo Dias, Cristian Mendes, Mônica Dalfonso, Guilherme Zwetsch e Dênis Urdiale, com o trabalho GUARDAS AGRIDEM MORADORES DE RUA, transmitido pelo SBT.

Roberto Cabrini, Bruna Estivalet, Kallyna Galinari Sabino, Thais Olenk, Angélica Mansani Pires, Márcio Ronald Fernando e Daniel Vicente, com o trabalho O OUTRO LADO DA PASSARELA, transmitido pelo SBT.

Giovani Grizotti, com o trabalho, MÁFIA DOS CONCURSOS, transmitido pela RBS TV.

JURADOS 2012

A Comissão de Seleção dos trabalhos de mídia impressa do PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO 2012 foi constituída pelos seguintes jornalistas:

Alaor Filho, Aruana Brianezi (A CRÍTICA), Ary Moraes, Aziz Filho (O DIA), Décio Navarro, Edgar Gonçalves (DIARIO CATARINENSE), Eliane Stephan, Fernando Paulino (O ESTADO DE S. PAULO), Francisco Ornellas, Gilberto Menezes Cortes, Gilberto Pauletti, Guido Orgis (GAZETA DO POVO), João Penido, Jorge Félix, José Márcio Mendonça, José Roberto Nassar, Laurindo Ferreira (JORNAL DO COMMERCIO), Leonardo Cavalcanti (CORREIO BRAZILIENSE), Liana D’Menezes (A GAZETA DE CUIABÁ), Luis Cesar de Souza (CORREIO POPULAR), Luiz Carlos Duarte (AGORA), Marcelo Machado (A TARDE), Marcelo Senna (EXTRA), Maristela Crispim (DIÁRIO DO NORDESTE), Nilson Vargas (ZERO HORA), Paula Losada (DIÁRIO DE PERNAMBUCO), Paulo Marcos de Mendonça Lima, Paulo Totti (VALOR ECONÔMICO), Plínio Bortolotti (O POVO), Renato Scapolatempore (ESTADO DE MINAS), Ricardo Carvalho, Roberto Godoy (JORNAL DA TARDE), Rogério Gentile (FOLHA DE S. PAULO), Rogério Reis e Silvia Fon seca (O GLOBO).

A Comissão de Seleção do PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO foi constituída pelos jornalistas e professores universitários Ana Gregati, Denise Lilenbaum e Rafael Casé.

O Prêmio Esso de Jornalismo, em sua 57ª edição, destina aos vencedores um total de R$ 112 mil. Além do prêmio principal, que leva o nome do programa, fixado em R$ 30 mil, e do Prêmio de Telejornalismo, estabelecido em R$ 20 mil, serão distribuídos R$ 10 mil para as categorias de Reportagem e Fotografia, R$ 5 mil para cada uma das categorias de Informação Econômica, Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental, Educação, Criação Gráfica – Jornal, Criação Gráfica – Revista, Primeira Página e R$ 3 mil para cada um dos quatro prêmios regionais. Todos os valores mencionados são brutos, dos quais serão deduzidos os impostos previstos em lei.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com Fernando Portilho (RP Consultoria) pelo e-mail rp.consultoria@rpconsult.com.br – telefone (21) 3208-3646 – Ramal: 213

Site do Prêmio Esso de Jornalismo: www.premioesso.com.br