fbpx

MCMP é homenageado em Sessão Especial

 O movimento social surgiu em 1989 e desde então vem defendendo diversos temas como meio ambiente, trânsito, o combate ao HIV, portadores de necessidades especiais, segurança, educação, saúde, discriminação e preconceito

Nesta sexta-feira (01) a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou Sessão Especial para homenagear os 24 anos do trabalho social desenvolvido pelo Movimento Contra Morte Prematura (MCMP).

O movimento social surgiu em 1989 e desde então vem defendendo diversos temas como meio ambiente, trânsito, o combate ao HIV, portadores de necessidades especiais, segurança, educação, saúde, discriminação e preconceito.

Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Casa e proponente da sessão afirmou que o movimento defende as classes menos favorecidas e luta pelo aumento da longevidade humana e o equilíbrio da vida, evitando mortes prematuras. “Exemplos como o do MCMP devem ser seguidos”, conclui.

Representando a Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Clovis Flores, parabenizou o ativista e presidente do movimento, André Cairo, pelo seu incansável trabalho e lhe desejou muito sucesso durante sua caminhada.

O Pastor da Igreja Nacional Betânia, Célio Bezerra, disse se sentir honrando em participar desde momento em homenagem ao MCMP, “que na sua existência tem se preocupado com a preservação da vida humana”.  Segundo o Pastor Vitória da Conquista é uma cidade privilegiada por este movimento ter nascido aqui.

Para o Tenente Coronel do 9º Batalhão da Polícia Militar, Gilmar Carvalho, André tem se dedicado de forma incansável para buscar o bem estar coletivo e destacou o quanto é preocupante assistir tantos jovens morrendo de forma violenta.  O Tenente também agradeceu o apoio de André pela revitalização da banda de música do 9º Batalhão, que serve a vários municípios da região.

Segundo a Promotora do Ministério Público, Guiomar Miranda Melo, André Cairo tem feito diversos benefícios a comunidade de Vitória da Conquista buscando através das instituições organizadas o respeito pela cidadania. Ainda segundo Guiomar o homenageado “veio para demonstrar que a comunidade de Vitória da Conquista tem em seu seio uma pessoa forte e exemplo de pessoa humana”.

Clarindo Lacerda Brito, Juíz da 2ª Vara Crime, ressaltou os seus vários anos de trabalho que proporcionaram um contato direto com André e disse que juntos testemunharam o sofrimento das famílias com a violência e atuaram para amenizar a situação. Finalizando sua fala parabenizou a casa pela justa homenagem ao ativista.

Em seguida o homenageado agradeceu a casa pela indicação e aprovação da homenagem. Em seguida, quebrando o protocolo da Casa Legislativa, André Cairo condecorou a imprensa conquistense pelo apoio que recebe de todos os órgãos, blogs, sites. Ele entregou placa condecorativa as TV’s Sudoeste, Cabrália, Record, UESB, Aracatu; Rádios: Clube, Brasil FM, Transamérica, Melodia, UESB, Band FM; Jornais impressos: Conquista News e Jornal A Semana, Diário do Sudoeste da Bahia, Jornal A Tarde, Jornal Eventos e Promoções, Jornal Impacto, Jornal Correio da Bahia e Revista Veja; Blogs: Cidade em Foco, Opinião da Imprensa, Blog do Anderson, Blitz Conquista, Blog do Paulo Nunes, Blog Agente Diz, Brasil Digital, Blog da Resenha Geral, Baião de Dois, Louro Magalhães, Karisma News, Blog Kleber Avelino, Blog Wal Cordeiro, Blog Rubenildo Metal e Blog Conselho Penal; Sites Rejane Martinet e Site Nildo Freitas; e a Câmara de Vereadores Municipal de Vitória da Conquista.

O Juízo Arbitral, representado pelo causídico Dr. José Fonseca, também recebeu uma placa de condecoração e retribuiu a homenagem entregando a André Cairo a 2ª edição do diploma de honra ao mérito. “É uma honra poder receber esta homenagem e retribuir prestigiando este grande ativista”, ressalta.

Em nome da Câmara de Vereadores, o presidente Fernando Vasconcelos entregou ao homenageado uma placa.

André fez uma reflexão sobre seu primeiro ato de manifestação que gerou a criação do MCMP, quando 1989 ele protestou contra a falta de ações dos governos para evitar acidentes na Rio-Bahia. Cairo agradeceu a todos que o prestigiaram no evento, os setores da sociedade civil organiza, todos os poderes e a toda a imprensa, que sempre esteve presente em todos os seus atos.  “Nestes anos temos combatido as agressões à vida por meio de protestos públicos e defendido importantes temas como meio ambiente, trânsito, o combate ao HIV, portadores de necessidades especiais, segurança, educação, saúde, discriminação e preconceito” conclui.

Por fim Andre Cairo presenteou a Câmara de Vereadores com um quadro alusivo a defesa do meio ambiente e o equilíbrio da vida.

 Vereadores destacam importância do MCMP

 Na Sessão Especial desta sexta-feira (01) que homenageou o trabalho social desenvolvido pelo Movimento Contra Morte Prematura (MCMP), os vereadores destacaram a importância das ações realizadas em defesa das classes menos favorecida.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) relembrou algumas manifestações de destaque do Movimento em defesa de temas importantes da sociedade, como a violência, as drogas e ações em beneficio da população. “Esta homenagem é uma justiça feita a você pela sua luta em prol da vida em nossa cidade. Este dia será lembrado para sempre nesta Casa”, afirmou o parlamentar.

Líder do Bloco Parlamentar, o vereador Nelson de Vivi (PCdoB) ressaltou a preocupação constante do presidente do MCMP, André Cairo, ativista social, com o bom andamento da cidade. “Estamos satisfeitos com sua coragem em levantar a bandeira e lutar para que mudanças aconteçam. A Câmara reconhece a importância do seu trabalho”, disse, relembrando um fala do ex-vereador Vivi Mendes – “André é um vereador sem mandato”, finalizou.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da Bancada de Oposição, salientou áreas e setores da sociedade que necessitam de uma intervenção com políticas públicas preventivas. “A morte é a coisa mais comum na natureza, mas não podemos aceitar a morte prematura”, disse. “Muitas pessoas defendem a natureza no discurso e não na prática. Nosso país tem que reconhecer as coisas boas para estimular outras pessoas a fazerem o mesmo”, afirmou.

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), líder do Governo da Câmara, parabenizou o presidente do Movimento, André Cairo, em nome da Bancada de Situação, pelo trabalho realizado. “O MCMP visa, acima de tudo, promover o bem comum. Tem sido um farol, pois traz à reflexão temas importantes para da sociedade. “É uma ferramenta de debate na promoção humana que tem ajudado a implementar políticas públicas na promoção da igualdade social”, salientou o parlamentar.