fbpx

Trabalho conjunto realiza reintegração familiar

Prefeitura de Vitória da Conquista realiza mais uma reintegração familiar
Apesar de não falar, a jovem Eva demonstrou por meio de sorrisos e abraços o quanto foi bem tratada pelas equipes municipais da Saúde e de Desenvolvimento Social.

No último dia 6 de setembro, uma equipe da VIABAHIA – concessionária que administra algumas rodovias do estado baiano – encontrou uma jovem às margens da BR-116. Ela foi encaminhada para a Casa do Andarilho, que levou o caso para o Serviço de Referência Especializada da Assistência Social para a população infantojuvenil em situação de rua da Prefeitura de Vitória da Conquista. Graças ao trabalho articulado entre a equipe de Saúde Móvel que atende esse público e a equipe de Abordagem Social, ambas das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, respectivamente, a jovem foi acolhida e passou por uma bateria de exames, como teste de gravidez e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Lorena Juliano, à esquerda, e Glícia Ribeiro (assistente social), à direita

“Esse foi um caso de difícil resolução. Fizemos uma ronda com ela, fomos até à Apae, ao Hospital Afrânio Peixoto e à Acide para saber se ela seria reconhecida; fomos ao Disep verificar se existia algum registro de pessoa desaparecida com as mesmas características e não obtivemos sucesso”, explicou a psicóloga da equipe de Saúde Móvel, Lorena Juliano. “Depois percorremos parte da zona rural, entrando em vários povoados com ela para saber se alguém a reconhecia”, detalhou a psicóloga.

Eva voltou com a família para Grão Mogol

A maior dificuldade enfrentada pela equipe foi devido às condições da jovem. Ela é portadora de deficiência mental, surda, muda, não alfabetizada e não se comunica através da linguagem de sinais. Mas, a família da jovem recebeu a notícia de que ela estava na região de Vitória da Conquista. O Serviço de Referência Especializada da Assistência Social de Grão Mogol, cidade de onde ela saiu no norte de Minas Gerais, entrou em contato com o Serviço de Referência Especializada da Assistência Social Central de Vitória da Conquista, que já estava acompanhando o caso.

Eva Nunes Aguiar

O final feliz dessa história aconteceu na tarde dessa quinta, 25, quando a mãe, após enfrentar mais de 360 km de estrada, reencontrou sua filha. “Agradeço muito a toda a equipe. Eu já estava desesperada, porque não sabia onde e como ela estava, e mãe imagina de tudo. Agradeço muito por terem zelado por minha filha, por ela estar bem e por esse serviço, que me ajudou de forma muito rápida”, agradeceu Eva Nunes de Aguiar, feliz por ter reencontrado a filha de 21 anos que também se chama Eva.

Ana Paula Martins

“Graças ao trabalho do Serviço de Referência Especializada da Assistência Social, nesta união entre Minas e Bahia, a gente conseguiu realizar o reencontro de mãe e filha, com 19 dias de desaparecimento. Nós estamos muito satisfeitos com o final feliz dessa história, nós encontramos ela bem e saudável, muito bem tratada e muito bem acompanhada. O trabalho que é feito pelo Serviço de Referência Especializada da Assistência Social de Vitória da Conquista está de parabéns. A gente só tem a agradecer pelo excelente serviço que foi feito”, destacou a educadora social do Serviço de Referência Especializada da Assistência Social de Grão Mogol, Ana Paula Martins, que acompanhava a mãe da jovem.