fbpx

Vitória da Conquista é oficializada sede do TRE-BA por dois dias

Pela segunda vez na história, sede administrativa do TRE-BA foi instalada no interior do estado

 

Conforme noticiamos em nossas versões impressas, Vitória de Conquista, tornou-se hoje e amanhã sede administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A sessão solene que oficializou a transferência foi realizada nesta quinta (15/3), na Câmara Municipal. 

 

O evento foi aberto com a cantora Kátia Guima, que cantou o Hino Nacional brasileiro, recebendo as homenagens da Corte Eleitoral. Em seguida, o presidente do TRE baiano, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, fez seu pronunciamento, destacando os números alcançados por Vitória da Conquista durante o período do recadastramento biométrico, enalteceu também o comércio e a força da cidade do sudoeste baiano.

 

Além da Corte Eleitoral baiana, estiveram presentes na sessão solene o Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão; o Presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira; a Procuradora do Estado (representando o Governador da Bahia), Dâmia Lamêgo Bulos de Sena; o Desembargador (representando o Presidente do TJ-BA), Maurício Kertzman Szporer; o Juiz Eleitoral em Vitória da Conquista, Clarindo Lacerda Brito; o Juiz da 39ª ZE, Wander Cleuber Oliveira Lopes; o Juiz da 41ªZE, Juvino Henrique Souza Birot; a Procuradora do Trabalho (representando o Procurador Chefe), Maria Manuella Britto; o Presidente da OAB, Subseção Vitória da Conquista, Ubirajara Gondim de Brito Ávila; o Procurador-Geral do Município, Murilo Mármore; a Promotora de Justiça (representando a Promotoria Regional de Conquista), Solange Anatólio do Espírito Santo; além dos prefeitos de Tremedal, Márcio Ferraz e de Poções, Leandro Mascarenhas.

 

O presidente do TRE-BA, desembargador Rotondano, agradeceu pela presença e pediu consciência dos eleitores neste ano eleitoral. “Nós estamos em um ano eleitoral e o TRE necessita e indica que a democracia prevaleça. Votem com consciência e escolham o melhor”, declarou.

 

Durante o processo de recadastramento biométrico, que encerrou no dia 31 de janeiro de 2018, a cidade de Vitória da Conquista, que possui o terceiro maior colégio eleitoral do estado – ficando atrás de Salvador e Feira de Santana – apresentou ótimos números, estando – atualmente – com 99,94% de seus eleitores biometrizados. Os dados alcançados pelas zonas 39, 40 e 41 foram elogiados pelo desembargador Rotondano. “Farei, em especial, uma moção de aplausos às zonas eleitorais (39ª, 40ª e 41ª) de Vitória da Conquista pelos trabalhos realizados na revisão extraordinária. São 205.037 cidadãos com revisão eleitoral concretizada. Uma vitória, uma conquista”, afirmou em um trocadilho com o nome da cidade.

 

As atividades do TRE da Bahia em Vitória da Conquista começaram na noite da última quarta (14/3), com o painel “Participação Política e Social das Mulheres no Brasil: Tendências e Resistências”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) e realizado na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).

 

Ainda como parte das atividades do TRE-BA no município do sudoeste baiano, está prevista a realização do Projeto Eleitor do Futuro, na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, às 14h. A ação encerra a passagem do Tribunal baiano por Vitória da Conquista.

Matéria: Thiego Souza