fbpx

FAINOR outorga título de Doutor Honoris Causa

Juiz Federal João Batista de Castro Júnior é homenageado
A FAINOR outorgou, na noite desta quarta-feira, 22, o título de Doutor Honoris Causa ao juiz Federal titular de Vitória da Conquista, João Batista de Castro Júnior. A homenagem destaca o trabalho desenvolvido na cidade, além do incentivo ao conhecimento científico e à evolução do pensamento crítico, postos em práticas pelo homenageado.
Honoris causa é uma expressão em latim que significa “por causa de honra”. Para o doutor João Batista, a homenagem é emocionante. “É a maior honraria que já recebi na vida. Mas não me sinto a altura de tão grande distinção”, completou modestamente.
“A FAINOR tem como intenção outorgar o título de Doutor Honoris Causa apenas a pessoas que comprovadamente atuam para a melhoria da sociedade e da ciência. O doutor João Batista de Castro Júnior apresenta essas características e é um momento muito feliz para a FAINOR, esse em que reconhecemos sua trajetória”, afirma o professor Edgard Larry Andrade Soares, Diretor Geral da FAINOR.
Prestigiaram a outorga do título representantes da sociedade conquistense, a exemplo do procurador geral do municipio, Murilo Mármore, representando a Prefeitura de Vitória da Conquista; o magnífico reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães; o tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia, Lucas Miguez Palma; e a defensora pública federal Leila de Alencar Costa Carinhanha, entre outras autoridades.
A outorga do título dá sequência a atividades comemorativas pelos 15 anos da FAINOR, que começaram ainda em 2016 – ano do aniversário. Desde então, também fizeram parte das comemorações o lançamento do Brasão de Armas da Instituição e a apresentação do Hino da FAINOR.
Mesa-redonda
A noite ainda contou com uma mesa-redonda, presidida pela professora Micheline Flores, do colegiado do curso de Direito da FAINOR. Além do juiz federal João Batista de Castro Júnior, participaram a professora doutora Luciana Santos Silva e o delegado da Polícia Judiciária da Bahia, Luiz Henrique Machado de Paula.
Com o tema “Habeas Corpus 152752 – As Incertezas do Direito no Brasil no Século XXI”, a mesa informou sobre as ações envolvendo juízes, polícia, ministros do Supremo Tribunal Federal e até imprensa, no caso da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Professores e funcionários da FAINOR, além de estudantes e autoridades de Vitória da Conquista participaram das discussões.