Os 449 servidores de 19 escolas municipais começaram esta quarta-feira, 23, com uma ótima notícia: o 14º salário na conta. A bonificação é fruto do Prêmio Avançar com Mérito, instituído no último ano pela Prefeitura Municipal, e é destinada a funcionários das unidades escolares que alcançarem a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A cerimônia de premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira, reunindo servidores e autoridades públicas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

 

 

Durante o evento, o prefeito Herzem Gusmão fez a assinatura simbólica do Decreto nº 19.110/18, que regulamenta a concessão deste abono. O objetivo da iniciativa é reconhecer e valorizar o bom trabalho desempenhado pelas escolas ao longo do ano letivo e também motivá-las a buscar resultados cada vez melhores, contribuindo diretamente com a maior qualidade da educação municipal.

“A primeira edição deste Prêmio, em forma de 14º salário, recebem professores, merendeiras, porteiros, serviços gerais – todos os funcionários envolvidos na escola. É uma sinalização de que nós queremos alcançar a meritocracia em todas as secretarias”, explica o prefeito. “Eu gostaria que fossem todas as escolas, mas nós ainda vamos alcançar”, conclui Gusmão.

 

 

A secretária de Educação, Selma Oliveira, lembra que, além do Prêmio Avançar com Mérito, o Governo Municipal também tem ofertado uma série de capacitações e formações aos servidores da área. “Estamos voltados para a questão da valorização do profissional da Educação, para que nós tenhamos realmente uma educação de qualidade, que venha colaborar com o crescimento e o avanço na questão da aprendizagem e o sucesso na educação propriamente dita”, afirma.

“Todo reconhecimento é muito bem-vindo e faz parte desse processo de motivação, tanto da gestão escolar como de toda a equipe”, avalia Antônio Tavares, atualmente diretor da Escola Municipal Helena Cristália, e que no ano passado esteve na gestão do Centro Educacional Professor Paulo Freire. “O reconhecimento traz o sentimento de alegria para todos, acho que para a equipe toda, e toda a comunidade escolar acaba comemorando isso”, completa.

 

 

Janete Lima é professora da Escola Municipal Mário Batista, que alcançou a média de 6,2 no Ideb, a maior da Rede Municipal de Ensino. Ela fala sobre a relevância do projeto: “Acho muito importante esse evento. Em relação a estar premiando, independente disso a gente sabe do nosso compromisso com a educação, mas é um incentivo a mais, principalmente para aquelas escolas que ainda não alcançaram o índice do Ideb”.

 

 

Merendeira há 23 anos na Escola Municipal Euclides da Cunha, localizada no povoado de São Sebastião, Vanildes Portela também comemora a iniciativa: “É um esforço reconhecido. Tanto para a gente, enquanto funcionários, quanto para os alunos. Isso é um incentivo maior para a gente ter mais coragem e mais força para trabalhar e enfrentar as dificuldades e vitórias que vão vindo daí para a frente”. Texto e imagens: Secom PMVC.