fbpx

Delegado Marcus Vinicius esclarece sobre devolução de equipamentos da Câmara

Vereador Delegado Marcus Vinícius esclarece que equipamentos da Câmara são para exercício do mandato. Depois da cobrança, aumenta a devolução voluntária.

Imagem Delegado Marcus Vinícius esclarece que equipamentos da Câmara são para exercício do mandato
Texto e imagem: Ascom Câmara.

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 30, realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Marcus Vinícius (PODEMOS) esclareceu a denúncia feita por ele na sessão da última quarta-feira, 28, sobre a demora na devolução de aparelhos eletrônicos da Câmara (notebooks e celulares) por parte de alguns ex-vereadores: “Na última sessão denunciei a não devolução dos aparelhos por parte de ex-vereadores, inclusive de outras gestões, e me referi apenas aos vereadores que não devolveram esses equipamentos, os quais são destinados para uso durante o mandato”.

Segundo o parlamentar, no início da gestão houve uma conversa com o presidente da Casa, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), junto com outros vereadores, e ele [Marcus Vinícius] teria sido informado que os equipamentos ainda não tinham sido devolvidos na totalidade. “Pedimos uma lista apenas para confirmar quem e quais são os equipamentos para podermos solicitar a devolução do bem público, e aqueles que não quiserem devolver, aí sim, vamos cobrar de forma oficial”, afirmou.

Marcus Vinícius ressaltou que não tem nada contra ninguém, mas precisa fazer o que é justo. “Existe uma politicagem tentando desvirtuar a verdade dos fatos. Serei incansável e sei que outros vereadores apoiam essa ação”, afirmou.

O vereador disse que recebeu informações extraoficiais de que ex-vereadores estiveram ontem, 29, na Casa para devolver o material. “Esses equipamentos são para o exercício do mandato. Em cinco meses deste ano, apenas 61% dos aparelhos da legislatura 2017-2019 foram devolvidos. Sei que o presidente vai honrar o nosso voto e nos ajudar a resolver o problema, a população quer isso e os vereadores também”, concluiu.

Lúcia Rocha ressalta importância da educação no trânsito e parabeniza ações do executivo municipal

Imagem Lúcia Rocha ressalta importância da educação no trânsito e parabeniza ações do executivo municipal

A vereadora Lúcia Rocha (MDB) iniciou o pronunciamento ressaltando que educação e conscientização no trânsito é um assunto importante para a população e precisa estar sempre em pauta, em busca de melhorias. Ela parabenizou a Secretaria de Mobilidade Urbana por, neste mês em que se comemora o Dia Nacional da Paz no Trânsito, propor uma campanha de mobilização para que os conquistenses entendam a importância de cada um nesse processo de melhoria.

A vereadora lembrou que a educação no trânsito ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade, além de fazer parte dos direitos e deveres de todos os inseridos no espaço público. “É fundamental que o assunto seja abordado na infância, na formação das crianças, no momento em que elas passam a entender que faz parte da boa convivência em sociedade, manter a ordem e o respeito”.

Para Lúcia Rocha, é responsabilidade do poder público normatizar e regular o trânsito, implementando leis e fiscalizando suas aplicações, “que é fundamental não só no processo educativo, como também na manutenção da organização”. Aproveitou para parabenizar os guardas de trânsito, que tem a difícil tarefa na condução desse exercício.

Finalizando o seu pronunciamento, Lúcia lembrou que “todos nós somos peças-chaves e fundamentais para garantir um trânsito mais seguro, com hábitos mais saudáveis, na formação de pedestres e motoristas mais conscientes, assim teremos um ambiente seguro e pacífico no trânsito”.

Nelson de Vivi comemora lei que reconhece igrejas e templos como atividade essencial

Imagem Nelson de Vivi comemora lei que reconhece igrejas e templos como atividade essencial

O vereador Nelson de Vivi (DEM) comemorou a sanção do Projeto de Lei que define como essenciais as atividades religiosas realizadas em templos de Vitória da Conquista. “Nesses dias difíceis que a gente está vivendo, tornar as atividades prestadas por entidades religiosas em serviços essenciais é extremamente importante”, defendeu o vereador.

Nelson de Vivi destacou também a vacina contra a Covid-19 em Vitória da Conquista, comemorando o avanço na cobertura da vacina no município. “Aos poucos vamos vencendo e precisamos vacinar para que em breve possamos dá um adeus a esse momento tão difícil para as famílias do país, para a economia e tantas outras áreas”, afirmou o parlamentar.

Por fim, o vereador parabenizou todos os líderes religiosos e comemorou a possibilidade de expressar a fé, sem ter que ser limitado pelas medidas restritivas. 

Nildo Freitas relata vistoria em quadras poliesportivas das zonas urbana e zonal

Imagem Nildo Freitas relata vistoria em quadras poliesportivas das zonas urbana e zonal

O vereador Nildo Freitas (PSC) parabenizou o colega Marcus Vinícius (PODE) por denunciar a não devolução de equipamentos da Casa por ex-vereadores.

Em sua fala, Nildo relatou visita a quadras poliesportivas dos bairros Vila América, Nova Cidade, Brasil e do Povoado do Baixão para vistoria nos sistemas elétricos desses espaços, cuja situação está “preocupante”. Ele explicou que a Coordenação de Esportes da Prefeitura Municipal acompanhou as visitas e se comprometeu a resolver a situação. De acordo com o parlamentar, esses sistemas terão um tipo de funcionamento programado e mais seguro. O edil ainda falou que visitará quadras dos condomínios do Minha Casa Minha Vida.

Nildo ainda destacou indicação de sua autoria que prevê a capacitação dos agentes da Guarda Municipal em Libras, Língua Brasileira de Sinais, o que atende a legislação nacional referentes aos direitos da pessoa com deficiência.

O vereador ainda citou visita da secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, a unidades de saúde, a exemplo do posto da Urbis V, que necessita da troca imediata de mobiliário e outras estruturas. Ele explicou que as visitas são frutos de proposições de seu mandato e agradeceu à Prefeitura Municipal por ouvi-las e buscar soluções. 

Adinilson comemora lei que torna igrejas e templos como atividades essenciais e faz balanço do mandato

Imagem Adinilson comemora lei que torna igrejas e templos como atividades essenciais e faz balanço do mandato

O vereador Adinilson Pereira (MDB) comemorou a aprovação da Lei que torna as igrejas e templos religiosos como atividades essenciais nesse período de pandemia. A lei foi sancionada pela prefeita Sheila Lemos (DEM). “Agradeço aos colegas Orlando Filho (PRTB) e Nelson de Vivi (DEM) por subscreverem a lei e a todos os vereadores que apoiaram e aprovaram essa lei”. Vamos juntos enfrentar a pandemia, a igreja fortalecida no amor segue orando em prol de todos”, salientou.

Em seguida, o vereador fez uma prestação de contas das atividades de seu mandato. Ele relatou visita ao Jeribá: “Fomos à casa de Dona Rosenilda para verificar as necessidades da população que estão com dificuldades de acesso. Também estivemos, junto com o coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves, Ciano Filho, no corredor do Algodão, junto com a família de Dona Ana, e constatamos problemas nas estradas e na iluminação”, informou. Outra relato de visita feita pelo vereador foi à região de Lagoa Nova. “Estarei durante esse mandato levando o nosso gabinete itinerante a toda a comunidade para recolher as necessidades e levar ao Executivo Municipal”, disse.

Por fim, o parlamentar cobrou da Secretaria de Mobilidade Urbana, ações no bairro Lagoa das Flores. “Os moradores precisam de atenção do executivo. Vamos dar atenção à Lagoa das Flores”, concluiu. 

Valdemir Dias destaca demandas da Zona Rural apresentadas à Subprefeitura de Inhobim

Imagem Valdemir Dias destaca demandas da Zona Rural apresentadas à Subprefeitura de Inhobim

O vereador Valdemir Dias (PT), Líder da Bancada de Oposição, relatou visita à Subprefeitura de Inhobim, na qual apresentou, em conjunto com lideranças locais, demandas da região, especialmente a regularização do abastecimento de água, melhorias em estradas e atendimento de saúde.

Ele explicou que localidades como o Cedro são abastecidas por meio de carro-pipa, mas ainda de forma insuficiente; em Barro Vermelho, o atendimento de saúde é feito na casa da presidente de uma associação. O vereador pediu que a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, tome providências para implantação de um posto de saúde em condições de atender a população dessa região.

O vereador explicou que a região também cobra a construção de um prédio próprio para o colégio de ensino médio que atende a região. Valdemir afirmou que o pedido foi encaminhado ao secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues.

Em sua fala, o Líder da Oposição informou que a bancada votará contra o Projeto de Lei nº 82/2019, que propõe renomear a avenida do Aeroporto Glauber Rocha como Avenida ACM. De acordo com o vereador, a bancada entende que existem outros nomes de relevância, com contribuição para o desenvolvimento do município, que podem ser homenageados com essa nomeação. Um exemplo seria o poeta e escritor Carlos Jehovah, um ícone da cultura conquistense.

Valdemir ainda convidou a população a participar do projeto PT Solidário. Para o Dia 1º de Maio, o partido organiza uma ação de arrecadação, estilo drive truh, de alimentos não perecíveis para doação famílias necessitadas. Quem quiser fazer uma doação pode comparecer à Praça da Escola Normal, a partir das 9 horas.

Xandó defende ampliação dos pontos de vacinação na cidade

Imagem Xandó defende ampliação dos pontos de vacinação na cidade

O vereador Alexandre Xandó (PT) defendeu a ampliação e descentralização dos pontos de vacinação. Ele lembrou que, após um pedido seu, os pontos iniciais foram ampliados, mas ressaltou que é preciso oferecer um número ainda maior de pontos.

“A gente entende que é preciso ampliar ainda mais esses pontos de vacinação”, disse Xandó, apontando que estabelecer locais de vacinação no Vila América, Jardim Sudoeste e Miro Cairo seria estratégico para atender à população da periferia, onde moram pessoas que teriam dificuldade para se deslocarem até os pontos de vacinação atuais. “Nosso mandato abraçou a campanha de ampliação dos postos de vacinação”, completou.

Postos de Saúde – Xandó criticou a gestão de recursos da Secretaria Municipal de Saúde, que, segundo ele, tem deixado faltar até álcool em gel nos postos de saúde. “Estive no Posto de Saúde do Panorama e a situação é de tragédia. Quando a gente chega num posto de saúde, que recebe as pessoas com sintomas de Covid e não tem álcool em gel pra população, tem problema. Quando a gente recebe a informação das agentes comunitárias de saúde de que não estão recebendo a quantidade adequada de máscaras, é um problema gravíssimo. Nós temos conhecimento de que as equipes estão tendo que tirar do próprio bolso para comprar o álcool 90 e realizar o preventivo nas mulheres”, denunciou o vereador.

Hermínio Oliveira comemora crescimento do seu partido em todo o país

Imagem Hermínio Oliveira comemora crescimento do seu partido em todo o país

O vereador Hermínio Oliveira (PODEMOS) iniciou o pronunciamento na Sessão Ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 30, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), parabenizando o Delegado Marcus Vinícius (PODEMOS) por cobrar, “dentro da lei, a devolução do patrimônio da Câmara. É obrigação de todos que não estão mais aqui devolverem. Se fosse eu, dia 1º de janeiro já estaria aqui devolvendo tudo o que não me pertence”.

Hermínio aproveitou para destacar o crescimento do PODE em todo o Brasil.  “Nosso partido cresce em todo país, já teve candidato à presidência, 11 deputados federais, 1014 vereadores e 121 vereadores na Bahia, além de deputados estaduais e prefeitos”, disse, relatando reunião com o presidente do partido na cidade, João Cláudio, quando foi reafirmada essa informação.

O vereador ressaltou ainda que o partido deve lançar 90 pré-candidatos a deputado federal com o objetivo de eleger 11 deputados, e 60 pré-candidatos estaduais para fazer três deputados no estado.

Finalizando o discurso, Oliveira parabenizou o colega Chico Estrella (PTC) pela fiscalização aos atos do executivo, e ao presidente da Casa, Luís Carlos Dudé, pela convocação da reunião com a mesa diretora, seguindo o Regimento Interno da Câmara.

Fernando Jacaré destaca Maio Amarelo, mês de prevenção e combate à violência no trânsito

Imagem Fernando Jacaré destaca Maio Amarelo, mês de prevenção e combate à violência no trânsito

Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (30), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Fernando Jacaré (PT) destacou o “Maio Amarelo”, lei municipal que prevê a realização de ações no mês de maio dedicadas à prevenção e combate à violência no trânsito. Jacaré foi um dos autores da proposta que foi votada e aprovada em 2018. Uma das ações previstas é a realização de uma audiência pública para discutir o tema, que ocorrerá no dia 11 de maio.

Jacaré frisou a necessidade de a Prefeitura Municipal colocar em prática a campanha. O parlamentar falou que o município amarga números ruins no trânsito com o aumento de acidentes e situação precária de faixas, muitas apagadas, e insuficiência de redutores. “A questão do trânsito é urgente”, alertou.

Em sua fala, o vereador lamentou o falecimento da adolescente Gabrieli Silva Santos, de 14 anos. Gabrieli passou por um passou por uma cirurgia no Hospital de Base, mas devido a uma complicação, acabou vindo a óbito. A jovem era moradora do bairro Vila América.

Chico Estrella reforça cobrança sobre máquinas emprestadas para Condeúba

Imagem Chico Estrella reforça cobrança sobre máquinas emprestadas para Condeúba

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 30, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Chico Estrella (PTC) mais uma vez cobrou informações sobre o paradeiro de tratores que o município emprestou à Prefeitura de Condeúba.

“Estive na minha peregrinação atrás das máquinas de Vitória da Conquista que foram emprestadas ao município de Condeúba”, contou Estrella, revelando que esteve na cidade vizinha em busca de informações dos tratores.

Chico Estrella disse que esteve na Câmara Municipal de Condeúba, onde teve contato com os parlamentares e com o prefeito Silvan Baleeiro (MDB). “O prefeito vai à Câmara, ele mostra a sua cara, ao contrário da nossa prefeita”, apontou Chico, em tom de crítica à prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM).

Segundo o vereador, Baleeiro disse já ter devolvido as máquinas ao município de Vitória da Conquista. “Ele disse que depois de assinar o Termo de Cessão, expôs as máquinas em praça pública. Depois disse que recebeu apenas uma, mas assinou um Termo de Cessão de duas máquinas”, detalhou Chico.

O vereador deu prosseguimento apontando que a prefeita diz que as máquinas já estão em Conquista, mas não apresentou comprovação disso. “Para justificar o seu desconhecimento de onde estão as máquinas, ela sorri e diz que as máquinas estão em Vitória da Conquista”, disse Chico Estrella, que em seguida pediu apoio dos colegas parlamentares para encontrar os tratores. “Me ajudem a localizar essas máquinas”, clamou o edil.