fbpx

Vitória da Conquista tem central que monitora iluminação pública

Texto e imagens: Secom PMVC

Vitória da Conquista agora conta com a Central de Controle Operacional (CCO), uma sala que monitora em tempo real o estado de mais de 25% dos pontos de iluminação pública da cidade. Na manhã desta terça-feira (11), a prefeita Sheila Lemos fez a entrega do espaço, juntamente o com secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos e representantes da Compacta Engenharia, empresa responsável pela instalação do sistema.

“Agora é de realidade a utilização da tecnologia para tornar a iluminação de nossa cidade mais eficiente, com redução de custos e manutenção e qualidade para a população. Vamos fazer economia para os cofres públicos e também trazer mais segurança e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, lembra que essa ação é fruto de um investimento de R$ 10 milhões, do empréstimo do Finisa obtido pelo ex-prefeito Herzem Gusmão junto à Caixa Econômica Federal. “A cidade tem aproximadamente 40 mil pontos de luz. Através do Finisa Ilumina, foram 8.300 lâmpadas substituídas de sódio para LED, em toda a cidade e zona rural. Dessas, 2.300 serão monitoradas pela Central de Controle”, explicou Luís Paulo.

“A gente pode reduzir o nível de iluminamento em horário de pouco trânsito de veículos e pessoas, por exemplo de madrugada, quando normalmente as ruas estão mais vazias. Isso reduz o consumo de energia, e consequentemente o gasto, possibilitando o investimento em outras áreas”, diz Marcelo Mendes de Carvalho, diretor da Compacta Engenharia.

O sistema de telegestão da CCO também irá identificar, em tempo real, quais pontos de iluminação necessitam de reposição de lâmpada, permitindo executar o serviço com mais agilidade e eficiência para a população.