fbpx

Vacinação terça-feira: 1ª dose para trabalhadores da Saúde e 2ª dose

A prefeita Sheila Lemos foi vacinada contra Covid-19 nesta segunda-feira (28) e tornou-se umas 113.949 pessoas conquistenses a receber a 1ª dose do imunizante. O número equivale a mais de um terço da população de acordo com a estimativa do IBGE/2020. A gestora foi contemplada no grupo etário de 48 anos ou mais. Ela completa 49 anos nesta terça-feira (29).
A prefeita, que foi vacinada pela secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, no drive-thru da Ufba, comentou sobre a emoção do momento e enfatizou o esforço da gestão para que a vacina chegue a toda população, o mais rápido possível. “Hoje foi o meu dia, graças a Deus! Mas, só vou descansar quando todo conquistense estiver vacinado. Essa luta é nossa: vacina para todos!”, afirmou Sheila.

Nesta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abre mais uma data de vacinação contra Covid-19 para os trabalhadores da Saúde, com 18 anos ou mais, que ainda não receberam a 1ª dose. E continua a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Oxford.

Com o fim do estoque destinado à população geral por critério de idade, que contemplou pessoas a partir de 48 anos até esta segunda (28), está suspensa a vacinação até uma nova reposição de doses por parte do Governo do Estado, ainda sem previsão.

Horários e locais – A aplicação da 1ª dose para os trabalhadores da Saúde será das 9h às 16h, em dois pontos: drive-thru na Ufba e ponto fixo para pedestres do Colégio Paulo VI. Serão vacinados os trabalhadores ativos e estagiários da área da saúde que estejam em campo prático de atuação. Além do documento pessoal com CPF, comprovante de residência de Vitória da Conquista, é necessário apresentar a declaração de vínculo ativo com o serviço de saúde assinada e carimbada por diretor ou coordenador ou contracheque de maio deste ano.

Para os autônomos, o documento comprobatório poder ser a Declaração do Imposto de Renda ou certidão de quitação com o Conselho de Classe. Já os estagiários da área  devem apresentar também a declaração da Instituição de Ensino que comprove a atuação em campo prático de estágio ou o comprovante de matrícula que indique a disciplina de estágio prático.

A SMS esclarece que se o trabalhador da saúde já foi vacinado, é totalmente contraindicado que seja vacinado novamente com outro tipo de imunizante, podendo responder judicialmente pelo ato. Se este já teve acesso à vacinação e está com o esquema completo, independente do tipo de vacina, é considerado já imunizado. No momento da vacinação, as equipes estarão com sistema aberto para consulta dos trabalhadores já vacinados no município.

2ª dose – Continua amanhã, de 9h às 16h, a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Oxford para as pessoas que estão com data de retorno marcada para o dia 30 de junho ou datas anteriores, em dois pontos: drive-thru no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija, e ponto fixo para pedestres da quadra da Igreja Nova Sião (Alto Maron). Texto e imagens: Secom PMVC.