fbpx

Projeto da Polícia Militar da Bahia contempla estudantes da rede pública com exames e óculos ratuitos

Em solenidade que contou com a presença do coronel Ivanildo Silva, comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia, a 92ª Companhia Independente, de Vitória da Conquista, fez a entrega de 122 óculos para alunos das escolas municipais Padre Isidoro, na localidade da Estiva, e Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, no bairro Kadija.

Ten.cel Moreira e a alegria da concretização do projeto

A ação faz parte do Projeto Saúde Ocular na Escola, que oferece exames oftalmológicos gratuitos para estudantes de escolas municipais e estaduais localizadas na zona rural de Vitória da Conquista.

Para o diretor da EM Padre Isidoro, Alexandre Botelho, o projeto trouxe muitos benefícios para os alunos, a começar pelos exames realizados e, posteriormente, com os óculos. “Isso faz com que eles tenham mais facilidade no dia a dia na sala de aula. Isso é muito importante para nós educadores que trabalhamos em prol da aprendizagem dos nossos alunos e para conseguirmos mais benefícios, proporcionando aos alunos mais sucesso no seu aprendizado”.

Alunos da EM Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca com o comandante do CPRSO, coronel Ivanildo Silva (à direita)

De acordo com com o comandante da 92ª CIPM, tenente-coronel Moreira, a ação começou no final do mês de março nas duas unidades escolares. “Os alunos passaram pelo exame de refração. Aqueles que apresentaram indicativo para um exame mais aprofundado, no dia seguinte, a unidade móvel (Oftalmóvel) se fez presente em frente às escolas com um oftalmologista, para a realização dos testes complementares. Para aqueles que realmente apresentavam a necessidade de óculos, no mesmo dia, já tinha uma sala destinada para que os alunos escolhessem a armação e fossem tiradas as medidas”, explicou o comandante.

O ten.-cel Moreira informou que esta foi a primeira etapa. “Nós vamos agora reunir e acho que é um projeto que pode avançar, inclusive com a participação de outros segmentos do poder público, clubes e lojas de serviço, enfim, da própria comunidade de empresários. Especificamente para esse evento que aconteceu, a despesa com a aquisição desses óculos ficou a cargo da Rede Colaborativa Rural de Vitória Conquista, uma associação formada por empresários e proprietários rurais da nossa cidade, que tem o objetivo de ajudar, fomentar, colaborar, com a questão da segurança pública e também com o desenvolvimento de projetos sociais em nossa cidade”.