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Com menos burocracia e mais agilidade, Portal Tudo Fácil registra mais de 5.200 processos

Texto e imagem: Secom PMVC

Portal Tudo Fácil é uma plataforma on-line disponível no site oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista – ou, em outras palavras, uma espécie de SAC virtual onde qualquer cidadão pode ter acesso a diferentes serviços realizados pelo Governo Municipal. Com isso, o objetivo é a otimização dos processos internos, reduzindo a burocracia e proporcionando maior agilidade a procedimentos internos.

Até o final de junho deste ano, a plataforma tinha efetivado 5.244 processos, além dos milhares de acessos diários para visita ao site ou apenas para conhecer o portal, sem a solicitação de serviços específicos.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), responsável por gerenciá-lo, o portal é uma parceria que envolve as secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Social (Semdes), Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) e Saúde (SMS), por intermédio da Vigilância Sanitária (Visa). Todos esses setores oferecem, juntos, 128 serviços e documentos on-line, acessíveis em qualquer parte do planeta.

O funcionamento do portal ocorre, basicamente, através de um sistema integrado web que possibilita o acesso remoto às informações e serviços de interesse da população, especialmente o público formado por empreendedores. Há possibilidade de baixar, preencher e enviar arquivos como requerimentos e, em especial, para que a população solicite a emissão de alvarás, licenciamentos, certidões, autorizações, entre outros. Todo o processo é realizado por meio do datacenter Solos, um sistema integrado oferecido pela empresa CS2 Solos Brasil, a fim de viabilizar a interlocução entre o cidadão requerente e o Governo Municipal, sob a fiscalização técnica da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Ao oferecer essa ferramenta, especialmente ao público formado por empreendedores, a Prefeitura contou com a parceria da empresa Solos Brasil, responsável por desenvolver a plataforma on-line Tudo Fácil. É importante destacar que, atualmente, qualquer alvará, certidão ou licenciamento solicitado pela Vigilância Sanitária, por exemplo, só pode ser feito por meio do portal Tudo Fácil, o que elimina a necessidade de que o cidadão tenha de levar papéis ao setor – inclusive autorizações para funcionamento de empresas de saúde de alta complexidade.

Além disso, a Semma e a Seinfra também têm quase a totalidade de seus serviços disponibilizados de forma on-line no portal Tudo Fácil.

Sala Avançada Tudo Fácil Empresarial

Mas, a fim de não descuidar do público que ainda tem dificuldade para acessar a internet, ou que não tem tanta intimidade com celulares, computadores e tablets, os serviços também estão disponíveis num espaço físico: a Sala Avançada Tudo Fácil Empresarial, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

O espaço mantém os objetivos da plataforma virtual, só que oferecendo-os através de uma equipe presencial especializada. O atendimento inclui os mesmos serviços e o público também é o mesmo, abrangendo exclusivamente as pessoas jurídicas. “A ideia nasceu quando observamos que havia reclamações de pessoas que não estavam conseguindo realizar suas solicitações e isso ocorria por dificuldades de conexão (pacote do internet do usuário, instabilidade de sua rede ou aparelhos), e em algumas vezes dificuldades de preenchimento e na sua grande maioria das vezes não é erro do sistema, bugs ou deficiências na plataforma ou no nosso site PMVC”, explicou o secretário Marcos Ferreira.

O secretário destacou a estrutura do local com o objetivo de garantir atendimento ágil e confortável. “Idealizamos e preparamos um ambiente confortável e funcional, com computadores, pessoal treinado para suporte técnico, mantidos pela empresa SOLOS CS2, pela SMDE e pelas secretarias parceiras; estagiários; computadores; acesso fácil e rápido da internet, para assessorarmos as pessoas com dificuldade, na obtenção dos serviços”, completou.