fbpx

Barra do Choça: aula aberta de defesa pessoal para mulheres no domingo

Mulher LUANA.JPG
Foto divulgação

No mesmo mês em que se promove a prevenção ao câncer de mama, a Federação Sul Americana de Krav Maga chama a atenção para outro ponto muito importante: a prevenção à violência contra elas

O Outubro Rosa é uma iniciativa muito conhecida por chamar a atenção das mulheres para a importância da realização dos exames preventivos ao câncer de mama. Já que o assunto é prevenção e saúde, a Federação Sul Americana de Krav Maga, referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina, realizará uma aula especial de defesa pessoal para as mulheres de Barra do Choça, para alertar sobre a importância da prevenção à violência contra elas.

O evento gratuito será no domingo, dia 22 de outubro, das 8h às 12h, e aberto a todas as mulheres que querem saber como é possível se sentir mais seguras, dentro e fora de casa.

“A ideia desse aulão é apresentar o Krav Maga, a modalidade de defesa pessoal israelense que permite que elas possam superar o seu medo e controlar a sua reação no momento de violência”, afirma o instrutor Paulo Almeida, habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga, que ministrará essa aula.

O Krav Maga é uma técnica de defesa pessoal que, apesar de trazer uma série de benefícios ao corpo, não é uma prática esportiva – não há campeonatos ou regras e sim o único objetivo de preparar o praticante para que ele possa voltar para casa em segurança. “O Krav Maga foi criado na década de 40, para que qualquer pessoa, independentemente de sexo, tamanho, força física pudesse se defender de um ou mais agressores, armados ou não”, conta o professor Paulo.

No dia 22, as mulheres que participarem da aula vão aprender mais sobre a filosofia do Krav Maga e vivenciar situações como defesa contra roubo de bolsa, puxão de cabelo, enforcamento, simulação de tentativa de estupro, entre outras.

Benefícios para elas

Hoje, 30% dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres. Segundo explica o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), introdutor do Krav Maga na América Latina e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, quando as mulheres começam a praticar a modalidade, mudam a sua relação com o medo, adquirindo autoconfiança, aumentando o autocontrole nas situações de estresse e de violência e se capacitando para cuidarem de si e da sua família.

E os benefícios vão além. Mulheres costumam cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo. Quando passam a praticar o Krav Maga, com um instrutor devidamente habilitado para isso, elas também se tornam mais focadas, menos distraídas e mais atentas, o que diminui o risco de ataques, pois a violência geralmente é voltada aos alvos mais fáceis.

“Além das melhorias na saúde física e, até mesmo na boa forma, essas mulheres também obtêm ganhos psicológicos, porque o Krav Maga dá a elas a sensação de controle frente às suas emoções. Toda essa mudança de postura, muitas vezes ajuda a prevenir uma agressão”, completa Grão Mestre Kobi.

Sobre o Krav Maga Mestre Kobi – a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga é referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. É presidida pelo israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. 

Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi, que também é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional e Terrorismo pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos, forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.   

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br // Roberta Provatti – Assessora de Comunicação