fbpx

Vitória da Conquista segue em alerta de chuvas intensas até esta segunda-feira, 08

Defesa Civil em alerta monitora situação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo aviso meteorológico neste domingo (7). De acordo com este boletim, Vitória da Conquista segue em alerta de perigo para chuvas intensas até às 10h desta segunda-feira (8).

As equipes do Comitê Permanente de Gestão de Crise da Prefeitura continuam em campo monitorando as áreas críticas da cidade e atendendo aos chamados da população. Na manhã deste domingo (7), a equipe da Defesa Civil registrou e atendeu três ocorrências.

Uma delas, no Loteamento Conquistense, onde duas residências vizinhas sofreram afundamento da calçada, comprometendo assim as garagens dos imóveis. A equipe verificou se houve comprometimento da edificação, o que não ocorreu.

“Além disso, nesta situação, encaminhamos para a Embasa uma solicitação para avaliação por, possivelmente, ter havido um vazamento na rede de distribuição de água”, explicou o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz.

A outra ocorrência diz respeito a uma árvore em uma calçada no bairro Conveima I. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já foi acionada para uma avaliação técnica e, caso seja necessário, realize a poda.

A última ocorrência foi o alagamento de uma área mais baixa do povoado da Estiva, que deixou uma casa em construção parcialmente submersa. O alagamento ocorreu em razão do rompimento de uma adutora da Embasa.

Dados atualizados – Nas últimas 24h, conforme dados coletados pela Defesa Civil nos pluviômetros instalados em diferentes pontos da cidade, foi registrada uma média de 17,31 milímetros de chuva. A região que registrou o maior volume foi o bairro Patagônia, com 52,64 mm.


Uma vez que ainda há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, a Defesa Civil mantém suas orientações:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propaganda;
  • Desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a população deve acionar a Defesa Civil por meio do número 199. O órgão funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, para atender a população. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do 193.