fbpx

Boletim: notificações de dengue continuam em redução em Vitória da Conquista

A Vigilância Epidemiológica (Viep) divulgou, nessa segunda-feira (27), o boletim semanal epidemiológico que registrou 43.546 notificações suspeitas das arboviroses neste ano, com 22.346 casos confirmados para dengue, 97 de chikungunya e três de zika.

Ainda segundo a análise dos dados da Viep, o número de notificações continua em queda no município, com uma redução de 10,8% em relação às últimas duas semanas epidemiológicas.

Na semana passada, a Câmara Técnica do Estado confirmou mais quatro óbitos de moradores do município em decorrência da dengue grave.

Sete óbitos foram descartados e 45 ainda estão em investigação.

Neste momento, 50 pacientes notificadas para dengue estão em internamento hospitalar para tratamento.

Onde buscar atendimento

Em caso de sintomas suspeitos de dengue, como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal-estar e cansaço, a pessoa deve procurar a unidade de saúde de sua referência, dentro do horário de funcionamento.

No turno da noite, de segunda a sexta, das 17h às 22h, o atendimento pode ser buscado nas unidades de horário noturno permanente (USFs: Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Conveima e Panorama). Aos sábados, essas unidades também atendem das 8h às 13h.

Ações de prevenção

O trabalho preventivo continua intensificado em todo município com ações nas localidades da zona urbana e rural com maior índice de infestação ou de notificações, só neste ano, as equipes de endemias já realizaram 15 mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, com o trabalho educativo e tratamento focal nas residências.

A equipe de PE (Pontos Estratégicos) também continua com as ações diárias de bloqueio e borrifação de inseticida UVB com fumacê costal nessas áreas. Também está sendo feito o recolhimento de pneus, ações educativas, busca ativa e investigação dos casos.

A SMS alerta que mais de 80% dos criadouros do Aedes aegypti são encontrados pelos agentes dentro das residências. Por isso, cada morador precisa reservar pelo menos 5 minutos do dia para verificar seu imóvel e eliminar qualquer acúmulo de água parada em tampinhas de garrafa, pratos de planta, ralos e reservatório de água atrás da geladeira.

É preciso também verificar constantemente a vedação adequada de caixas d’água e reservatórios de água, e fazer o descarte correto do lixo.