fbpx

Prazo para contribuir com projetos sociais via Imposto de Renda encerra sexta, 31 de maio 

Se Renda à Infância: prazo para contribuir com projetos sociais mediante a Declaração do Imposto de Renda encerra em 31 de maio 

Encerra nesta sexta-feira, 31 de maio, o prazo para participar da Campanha “Se renda à infância”. A ação, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Receita Federal, busca estimular a contribuição voluntária para os Fundos da Criança e do Adolescente.                       

O procedimento é simples.

Ao preencher o formulário, é preciso clicar em “Doações Diretamente na Declaração”; em seguida, selecionar as abas “Criança e Adolescente” e “Novo”.

Na sequência, é necessário escolher o fundo que receberá a doação, podendo optar entre fundo municipal, estadual ou nacional, bem como determinar o percentual a ser destinado.  

Nesse caso, quando a doação é feita dentro da Declaração de Imposto de Renda, o limite máximo é de 3% sobre o imposto devido para pessoa física e até 1% para pessoa jurídica. Também é possível efetuar as doações ao longo do ano, com benefícios fiscais posteriores. 

O benefício fiscal, que implica a redução do imposto de renda a pagar ou o aumento do valor do imposto de renda a restituir, somente ocorrerá após o pagamento do documento de arrecadação (Darf) gerado no programa.

Se o contribuinte tiver imposto a pagar, o percentual indicado por ele será subtraído do saldo devedor.

Caso tenha direito à restituição, o montante destinado para doação será adicionado ao valor a ser recebido. 

Para mais informações sobre como destinar o valor e detalhes sobre a campanha, clique aqui