fbpx

PMVC entrega Catedral de Flores

A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou, na tarde deste domingo (30), a Catedral das Flores, um novo espaço de lazer e contemplação das belezas naturais. A estrutura metálica tubular, que chega a 12 metros de altura, recebeu uma cobertura de flores da espécie ipoméia-rubra. A área construída é de 200 metros quadrados e fica localizada nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, próximo ao Horto Florestal e ao Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira.

…aplausos para o espetáculo do por do sol, visto do local.

O espaço conta com bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécie de flores variadas, uma fonte, iluminação, palmeiras areca bambu nos arredores, sica revoluta, bougainville bola, jasmim manga e ipês. O investimento total foi de R$ 1.047.511,08. 

A obra foi executada pelo Governo Municipal, por meio da empresa G3 Polaris Serviços Eireli, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O projeto é do escritório do Arquiteto Urbanista paranaense Jaime Lerner (1937-2021), que além de governar o estado do Paraná, revolucionou o conjunto arquitetônico da cidade de Curitiba, onde também foi prefeito. 

O projeto do Parque Municipal Natural do Rio Verruga foi iniciado na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão e concluído na administração da prefeita Sheila Lemos, que sob o arrebol da tarde conquistense de hoje entregou um dos equipamentos que compõem o projeto.

“Este espaço foi sonhado pelo saudoso Herzem Gusmão, ele sonhou e projetou com um dos maiores urbanistas que o país já teve. Faltava entregar para os que aqui vivem espaços como este aqui, públicos e de lazer, para que viessem com suas famílias contemplar a natureza e o pôr do sol. Um espaço democrático, para todas as pessoas, de todos os bairros, de todas as zonas, para as crianças da rede municipal de ensino, enfim, um espaço à disposição dos conquistenses e para quem vem nos visitar. É compromisso com as pessoas e com o Meio Ambiente”, constatou a prefeita. 

Ana Cláudia Passos, secretária de Meio Ambiente

O trabalho de paisagismo do espaço foi realizado por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que agora fica responsável pela manutenção do espaço e das espécies que ali estão. A secretária responsável pela pasta, Ana Cláudia Passos, agradeceu a equipe que trabalhou na construção do espaço e convidou a população para o compromisso de cuidar e preservar a estrutura ao observar a importância da mesma para a população.

“Esses espaços buscam trazer para a população qualidade de vida, bem-estar, essa conexão com a natureza. O espaço está maravilhoso, trabalhamos muito, a equipe de paisagismo fez um trabalho belíssimo e, assim como o Orquidário Municipal, a Catedral vai estar aqui aberta todos os dias para a visitação da comunidade”, disse a secretária.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana, acompanhou o processo de elaboração do projeto e também a execução da obra desde a gestão anterior. O arquiteto da Seinfra, Rafael Celino, integrou a equipe que participou das reuniões de alinhamento do projeto nos escritórios de Jaime Lerner em Curitiba no ano de 2019. Segundo Rafael, as reuniões serviram para entender o contexto de projetos como o da Catedral das Flores, como eles são implantados, a abrangência arquitetônica e também a sensibilidade visual de cada uma dessas estruturas dentro de contexto urbano de cidade.

“Houve muito cuidado, tanto da Seinfra como da Semma, por meio de inúmeras reuniões junto às equipes de Jaime Lerner até termos aqui a implantação de um dos equipamentos que compõem o Parque do Rio Verruga”, complementou Celino. 

Estiveram presentes no ato de inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira e os vereadores Luís Carlos Dudé, Bibia e Chico Estrela. Em nome da casa legislativa, o presidente parabenizou o Governo Municipal pelo trabalho no espaço e em toda cidade. “Essas obras, nos quatro cantos da cidade, alavancam a nossa terra”, alegou Hermínio. 

Parque Municipal Natural do Rio Verruga 

Projetados pelo escritório do Arquiteto Urbanista Jaime Lerner (1937-2021), a Catedral de Flores e o Orquidário Zilda Gusmão fazem parte do projeto urbanístico do Parque Ambiental do Rio Verruga, elaborado em 2019, e que a partir da Lei 2.907/2024, sancionada no dia 19 deste mês, passou a se chamar Parque Municipal Natural do Rio Verruga. O parque, que ficará localizado a partir da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o contorno do Anel Rodoviário, faz parte do programa Cidade Para Pessoas, iniciado na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão e que avança com a prefeita Sheila Lemos.