fbpx

Inscrições para o Premio CNA Brasil edição de mel estão abertas até 07 de julho

 Produtores de mel de todo o país têm até o dia 7 de julho para fazer a inscrição no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024.

O concurso é dividido em duas categorias, mel claro e mel escuro, com produção de até 10 toneladas por ano.

O prêmio é realizado pela CNA, em parceria com a Epagri/SC, Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

O concurso terá três etapas de avaliação: júri técnico, júri popular e avaliação das histórias dos produtores rurais. No júri técnico, especialistas do setor vão avaliar os produtos de acordo com os aspectos visuais, aroma, sabor e harmonização.

Nessa fase, eles irão selecionar 10 produtos, cinco de cada categoria.

No júri popular, a degustação será feita por consumidores em geral, em um local de grande circulação de pessoas. As duas etapas da avaliação serão realizadas às cegas. A última do concurso será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Segundo a assessora e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva, as avaliações, técnica e popular, fazem parte da estratégia de fortalecimento do produtor rural, dando visibilidade ao produto até leva-lo até o consumidor final.

“É um concurso muito diferenciado. Por um lado, todos os produtores rurais inscritos vão receber uma avaliação técnica do seu produto e têm a oportunidade para melhorar ainda mais a qualidade e competitividade. Por outro lado, levamos o produto até o consumidor final, que terá mais conhecimento sobre qualidade do produto em sua decisão de compra”, explica a assessora e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Mel – A produção brasileira de mel passou de 33 mil toneladas em 2005 para 61 mil toneladas em 2022. Para a especialista e integrante da Comissão Técnico Científica da Confederação Brasileira da Apicultura (CBA), Fabrícia Soriani, a meliponicultura é um setor muito promissor.

Os principais estados produtores do Brasil são o Rio Grande do Sul, seguido bem de perto pelo Paraná, Piauí, Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Essa diversificação na produção de mel no país pode ser demonstrada nas inscrições já realizadas do Prêmio CNA Brasil.

“O que vem chamando a nossa atenção nas inscrições é que temos representantes de inúmeros estados brasileiros. Dá para afirmarmos que produzimos mel em todo o território brasileiro”, destaca Fernanda.

“Temos um grande potencial de crescimento de produção, de consumo interno e também de exportação. O mel brasileiro é reconhecido pela alta qualidade e a produção tem crescido em todo o país, com destaque para o Nordeste brasileiro e para a Indicação Geográfica do Mel de Aroeira, de Minas Gerais”, destaca Fabrícia.

O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA realizada desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos e cafés.

Serviço:

Inscrições: até o dia 7 de julho pelo site da CNA

Envio das amostras: devem chegar à CNA até o dia 21 de julho

Site do Sistema CNA/Senar

Endereço para envio das amostras dos produtos: PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – MEL 2024// Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Endereço: SGAN, Quadra 601 Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo. CEP 70.830-903 Brasília/DF

Assessoria de Comunicação CNA