fbpx

Desembargadora Cynthia Resende recebe a Comenda 2 de Julho

Desembargadora Presidente recebe a Comenda 2 de Julho – Libertadores da Bahia em cerimônia no dia 16/07  
Texto e imagem: Ascom TJBA

Em reconhecimento à sua “notável contribuição para a garantia das liberdades públicas e para a afirmação da soberania nacional”, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), acaba de ser agraciada com a outorga da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, no Grau Comendador.  

A honraria, concedida pelo Governo do Estado, acaba de ser entregue em solenidade nesta terça-feira, 16 de julho, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), no bairro da Graça, em Salvador.   

Instituída pela Lei nº 11.902, de 20 de abril de 2010, em homenagem à consolidação da Independência do Brasil na Bahia, a Comenda 2 de Julho conta com três graus de importância: Cavaleiro, Comendador e Grã-Cruz.  

Governo interino  

No mês de maio, a Desembargadora Presidente assumiu a condução do Governo do Estado, por 10 dias, em razão de viagem institucional do Governador Jerônimo Rodrigues e por impedimento do Vice-Governador, Geraldo Júnior, e do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Meneses. Conforme prevê a Constituição Federal, a Presidente do Judiciário baiano é a terceira autoridade na linha sucessória ao Governo do Estado.  

Essa foi a terceira vez que uma mulher e, também, uma representante do Judiciário, assumiu o Governo do Estado da Bahia. As Desembargadoras Telma Britto (aposentada) e Sílvia Zarif já exerceram, interinamente, o cargo supremo do Poder Executivo deste Estado.  

Conheça mais sobre a Presidente Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende 

A aracajuense, graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador, foi aprovada em concurso público para o cargo de Juiz do TJBA em 1984 e iniciou a carreira na Comarca de Brejões. Atuou na Vara Cível de Cícero Dantas e na Vara Crime de Ipirá.  

Entre 1992 e 1997, exerceu funções nos Juizados Especiais de Defesa do Consumidor da capital, assumindo, na sequência, a Titularidade da 1ª Vara Especializada de Defesa do Consumidor da Comarca de Salvador e depois da 64ª Vara de Substituições da capital baiana. Integrou o TRE-BA na classe de Juiz de Direito por dois biênios: 2006/2008 e 2008/2010. 

Em 2010, foi promovida para o 2º Grau pelo critério de merecimento. No biênio 2016/2018, assumiu a Corregedoria das Comarcas do Interior. Exerceu função na Quarta Câmara Cível, Seção de Direito privado, Seções Cíveis Reunidas e Tribunal. Presidiu a Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno, e foi Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau e do Grupo de Trabalho da Linguagem Simples no TJBA. 

Como Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende esteve à frente da instalação de Salas Passivas nas comarcas do Estado da Bahia. O TJBA já realizou mais de 7 mil atendimentos por meio das Salas Passivas de Videoconferência. As unidades começaram a ser implantadas em junho de 2022. 

A Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende é a 4ª mulher a assumir a Presidência do TJBA. É casada com o empresário José Carlos Araújo.