fbpx

Uesb anuncia livros que serão cobrados no Vestibular 2025

Texto e imagens: Ascom UESB

A Literatura abre as portas para um universo de conhecimentos históricos, sociais e culturais que vão além dos livros didáticos.

Pensando nisso, o Vestibular Uesb, tradicionalmente, seleciona obras literárias como parte do conteúdo que será cobrado nas provas. Na próxima edição do processo seletivo, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura: “Torto Arado” (2019), de Itamar Vieira Junior; “Laços de Família” (1960), de Clarice Lispector; e “Não vou mais lavar os pratos” (2010), de Cristiane Sobral.

Em formato de prosa, o sucesso literário “Torto Arado” continua entre as obras cobradas no Vestibular Uesb. Escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, a obra transporta o leitor para o sertão baiano, mais precisamente para a fictícia Fazenda Água Negra. Lá, acompanhamos a saga das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores rurais, desde a infância até a vida adulta. Luta pela terra, memória e ancestralidade, relações familiares, resistência e esperança integram a narrativa.

A escritora Clarice Lispector também está entre os escolhidos deste ano, com o livro de contos “Laços de Família”. A coletânea de 13 contos explora, com sensibilidade, as relações familiares e as complexidades da alma humana. Temas como amor, solidão, morte, incomunicabilidade, alienação e a busca por sentido na vida passeiam pela obra.

O último livro escolhido é “Não vou mais lavar os pratos”. A poesia de Cristiane Sobral tece uma crítica social poderosa, com reflexões sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira. A autora explora temas como racismo, sexismo, violência doméstica, trabalho precário e a luta por reconhecimento e igualdade.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2025 serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.