fbpx

Irecê recebe 1º Seminário sobre Milho Não Transgênico

Conab participa do 1º Seminário sobre Milho Não Transgênico. Foto: SDR . Gerência de Comunicação.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do 1º Seminário sobre Milho Não Transgênico do Território de Identidade de Irecê, que acontece nesta quinta-feira (5).

O objetivo é apresentar as ações da Companhia no encontro, além de explicar a respeito dos benefícios do cultivo de milho não transgênico.

O evento conta com o apoio da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que tem 54 anos de atuação.

Seminário

O seminário também será uma oportunidade para os participantes conhecerem melhor as ações da Conab voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar a partir da produção e comercialização dos produtos agrícolas, visando a segurança alimentar.

Destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em especial as regras da modalidade  Compra com Doação Simultânea (CDS), que tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção.

Recursos

Os alimentos são obtidos com recursos do Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, por meio de restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

O público-alvo esperado é formado por produtores, técnicos agrícolas, acadêmicos e interessados em se atualizar sobre as melhores práticas e inovações relacionadas ao cultivo de milho não transgênico.

PAA 

Igualmente, entre as principais finalidades do Programa estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social.

Além disso, fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à geração de renda aos agricultores e agricultoras.

Incentivo

Portanto, o Programa também atua no incentivo ao consumo e na valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Da mesma forma, na contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Sobretudo, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável.