fbpx

22 de setembro: Dia do Contador

Atualmente no País há cerca de 500 mil profissionais inscritos no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O aumento de profissionais de contabilidade no mercado brasileiro fica mais nítido quando comparamos o número atual com 2004, que havia apenas 70 mil profissionais no País.

Hoje em dia, assim como um médico, o contador faz parte da rotina da maioria das pessoas. Suas principais funções estão relacionadas à consultoria empresarial, declaração de imposto de renda pessoas físicas e jurídicas, análise de balanços, registro contábeis de empresas, além de abertura e fechamento de instituições.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de seis milhões de empresas brasileiras ativas, ou seja, há muito trabalho para os contadores!

A demanda é tão grande e a mão de obra tão escassa que diversos países como Austrália, Espanha, Estados Unidos e Coréia do Sul estão contratando contadores de diversas partes do mundo para fazerem parte dos seus negócios.

Hoje em dia, existem mais de mil cursos de contabilidade por todo País.

A valorização do profissional aumento durante todos esses anos e este reconhecimento tende a crescer. A valorização do contador aumentou significantemente por conta das novas tecnologias que necessitam de um profissional qualificado, além do crescimento do mercado.

O mercado está cada vez mais aquecido e o contador necessita acompanhar esse crescimento. É um setor disputado, porém com ótimas oportunidades. O setor exige um bom aperfeiçoamento e habilidades do profissional, que deve estar sempre atualizado para se destacar.