fbpx

25 de julho: Semur homenageia as Mulheres Negras


25 de julho: Semur homenageia as Mulheres Negras

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) vai homenagear 20 mulheres negras nesta quarta-feira (25) com o troféu Drª Edialeda Salgado. Nesta 3ª edição que será realizada no Centro Cultural da Câmara de Vereadores – Praça Thomé de Souza, Centro, a Semur vai premiar as mulheres negras que obtiveram títulos de mestra e doutora nas diversas áreas de conhecimento.
A data escolhida como marco de resistência da mulher negra, durante o I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, o 25 de julho foi o mesmo instituído pelo prefeito João Henrique, através da Lei 7.440/2008, como o Dia Municipal da Mulher Negra.

O secretário da Reparação Ailton Ferreira destacou a importância da homenagem e justificou a escolha para esta 3ª edição. “Com o prêmio queremos evidenciar a importância da mulher negra na sociedade atual, mulheres vitoriosas que enfrentaram o racismo, o preconceito, e de destaque na vida acadêmica. Nosso prêmio este ano é para as mulheres que venceram esses obstáculos. Em edições anteriores homenageamos as mulheres de comunidades, mulheres de repartições públicas e mulheres negras que ocupam funções masculinas”, afirmou o secretário.

Edialeda Salgado foi a primeira mulher negra a ocupar uma secretaria de Estado no Brasil. Médica nascida no Rio de Janeiro, foi presidente do Movimento Negro do PDT e fundadora do Partido. Lutadora em prol dos direitos das mulheres negras e figura determinante no movimento de conquistas das mulheres, Edialeda foi organizadora do I Congresso de Mulheres Negras das Américas, realizado no Equador em 1984.

A ativista integrou o Gabinete Civil do presidente João Goulart, morreu em janeiro de 2010, vítima de infarto, e sempre fez questão de destacar em seus discursos que “os negros independente de sua pele negra parda ou mais clara, precisam se assumir como afro-descendentes e se orgulhar sempre de suas raízes… A grande arma dos negros é o conhecimento da luta, da história e da sua vida no Brasil”.

Homenageadas:

 PALESTRANTE – Ivete Alves do Sacramento – Mestra em Educação – Eleita, em 2002, a primeira reitora negra do Brasil, pela UNEB. Conhecida nacionalmente pela defesa do sistema de cotas na UNEB onde gestou por oito anos.

INDICAÇÕES  

13 Mestras, 5 Doutoras e 1 pós – Doutora

1 Palestrante Mestra

1.     Ana Célia da Silva – Doutora e Mestra em Educação, advogada, autora dos livros – A Discriminação do Negro no Livro Didático e Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático.

2.     Ana Cristina Conceição Santos – Mestra em Educação, militante negra, atuou por 19 anos como professora das redes municipal de educação de Salvador e estadual de educação da Bahia, atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas.

3.     Andréa Reis de Jesus – Mestra em Educação e atua na linha de Pesquisa de Educação: História, Trabalho e Sociedade. Grupo de Trabalho: História da Educação

4.     Claudia Rocha da Silva – Mestra em Educação e Contemporaneidade – Coordenadora do CEPAIA -CENTRO DE ESTUDOS DOS POVOS AFRO-ÍNDIO-AMERICANOS

5.     Delcele Mascarenhas Queiroz – Doutora em Educação, Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, desenvolvendo atividades no Departamento de Educação, do Campus I, e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade.

6.     Eliene Gomes dos Anjos – Doutora em Sociologia – professora leciona na Universidade Estadual da Bahia, na Plataforma Freire, e na Rede Pública de Ensino. É também assessora de Cooperativas populares e desenvolve pesquisa na área da economia solidária, cooperativismo, etnia e gênero. Professora de Ciência Política da Unijorge.

7.     Isabel Alice de Pinho – Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social – Assessora técnica do Gabinete do Delegado Geral da Policia Civil.

8.     Juvanete Santos de Souza – Mestra em Educação pela UFBA, tendo como área de concentração as Ciências Sociais aplicadas a Educação.

9.     Liliane de Jesus Bittencourt – Mestra em saúde materno/infantil, área saúde coletiva. Fez parte do Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra do município, onde foi responsável pela saúde da mulher, e elaborou a I Cartilha Quilombola – Saúde da Mulher Negra de Salvador.

10.  Lucia Maria de Oliveira – Mestra em Pedagogia Profissional – Professora do curso de Design da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e subcoordenadora do grupo de pesquisa Design, Arte e Tecnologia, é também orientadora dos alunos desta graduação.

11.  Maria Durvalina Cerqueira Santos – Mestra em Educação Atualmente é professora da Faculdade 2 de Julho, Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Salvador.

12.  Maria Nazaré Mota de Lima – Doutora em Letras e Lingüística, Mestra em Educação. Coordenadora da área de Educação do CEAFRO – Programa EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE RACIAL E DE GENERO – CEAO / CEAFRO, e Professora da UNEB – Universidade Estadual da Bahia.

13.  Nadja Gomes de Santana – Mestra em Nutrição. Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Faculdade Dom Pedro II

14.  Narcimária Córeia do Patrocínio Luz – Pós-Doutora em Comunicação e Cultura – desenvolveu a pesquisa ”ITAPUÃ DA ANCESTRALIDADE AFRICANO-BRASILEIRA, Professora Titular Plena do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia-UNEB; é coordenadora do PRODESE- Programa Descolonização e Educação

15.  Penha Lúcia Correia Pires – Mestra em Educação Social pela Universidade Católica de Leuven Bélgica, no programa “Trabalho intercultural e social no contexto mundial”, é presidente do OMODARA.

16.  Rosangela Costa Araújo – Mestra em Estudos Feministas Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação/Faced e do Bacharelado de Estudos de Gênero e Diversidade, do Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre a Mulher- NEIM/UFBA, é professora do Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional de Difusão do Conhecimento.

17.  Silvana Santos Bispo – Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – PPG/NEIM, da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora da Rede Estadual de Ensino e técnica da Coordenação de Relações Étnico-Raciais e Diversidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

18.  Solange Maria dos Anjos Gesteira – Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, onde exerce segundo mandato da Chefia do Departamento de Enfermagem Comunitária.

19.  Vilma Maria Santos Reis – Mestra em Ciências Sociais – Presidente do CDCN – Conselho Desenvolvimento das Comunidades Negras. É coordenadora do Projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Negras da Bahia, do CEAFRO. É ativista do movimento de mulheres negras. Professora da UNEB – Universidade Estadual da Bahia – Campus 23, em Seabra.