fbpx

27,7 mil candidatos realizam provas para agente penitenciário

Intensa movimentação nos locais das provas. Texto e imagem: Ascom Saeb

Com um total de 39,6 mil inscritos, certame teve 30% de abstenção de candidatos, neste domingo.

A Secretaria da Administração (Saeb) realizou, neste domingo (15), as provas objetivas e discursivas do concurso Seap número 02.

Portanto, visa prover vagas para o cargo de Agente Penitenciário do quadro de pessoal da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap).

Porém, o certame obteve 39,6 mil candidatos inscritos, mas 27,7 mil compareceram para fazer as provas. O índice de abstenção foi de 30%.

O concurso prevê o preenchimento de 287 vagas, sendo 187 para a ampla concorrência, 86 para aqueles que se autodeclararam negros (negros/pardos) e 14 para pessoas com deficiência.

Assim sendo, os exames foram aplicados em 76 instituições de ensino distribuídas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas. 

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Carlos Souto Filho, falou sobre o reforço do Governo na área da segurança prisional.

“É um importante investimento do Governo do Estado na área de segurança pública, através da Seap.

Esse concurso vai reforçar a segurança das unidades prisionais, vai propiciar também que a gente amplie os projetos de ressocialização, que é o foco da Secretaria”, destacou.

O diretor de Recursos Humanos do Estado, Robson Carvalho, ressaltou a atuação da Saeb na realização dos concursos públicos, em apoio aos demais órgãos do Executivo.

“A Saeb, através da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), tem esse papel regimental de realizar os concursos públicos do Poder Executivo, atuando com transparência, lisura e credibilidade.

Estamos aqui acompanhando a realização das provas, com a equipe da SRH, em parceria com a Seap, nesse importante trabalho de gestão de concurso do Estado”..  

Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva teve 80 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Legislação Estadual.

Além, de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Direitos Humanos.

Já a prova discursiva consistiu em uma redação no formato de texto dissertativo-argumentativo sobre tema voltado às atualidades relevantes para o contexto do cargo.

O concurso é uma realização da Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap).

A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Assessoria de Comunicação Social/Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb