fbpx

27ª Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa acontece de 19 a 22 de agosto

27ª Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa acontece de 19 a 22 de agosto
Texto e imagem: Ascom TJBA

O combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é prioridade no Judiciário. Nesse contexto, tem início, no dia 19 de agosto, a 27ª Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, evento promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça Estaduais, que contará com a programação elaborada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

A programação estende-se até o dia 22 de agosto.

Clique aqui e confira a programação completa.

A cerimônia de abertura será marcada pela roda de conversa “A força da mulher nordestina, empoderamento feminino e empreendedorismo”, que reunirá Manuellita Hermes, Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União, e Mabel Freitas, Pós-Doutora pela USP e Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Uma parceria com o Fórum Permanente de Violência contra a Mulher da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) do TJBA, o evento acontece às 14h, no Auditório do Anexo II do TJBA, sala 309.

No segundo dia (20), a programação contempla uma ação conjunta entre a Coordenadoria da Mulher, a Diretoria de Assistência à Saúde do TJBA, o SENAC e o Grupo Boticário, incluindo a realização do “Conversando com a Coordenadoria”, um balcão destinado ao esclarecimento de dúvidas. Com o tema “Empreendedorismo e Cidadania”, a ação será realizada na área externa do Fórum Ruy Barbosa a partir das 10h.

Prosseguindo, o Salão de Casamentos do Fórum das Famílias, localizado no bairro de Nazaré, receberá, no dia 21 de agosto, às 14h, o encontro Multidisciplinar para Mulheres em Situação de Violência “Você não está sozinha”.

Encerrando as atividades, a Casa da Mulher Brasileira sediará, em 22 de agosto, das 13h às 16h, o Sarau Maria Bonita, trazendo apresentações de dança, cordel e música, bem como uma exposição de livros e arte.

Justiça pela Paz em Casa – A Semana atende à iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A iniciativa acontece três vezes ao ano.

A primeira em março, marcando o dia das mulheres; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela ONU.

O programa, também, promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta enfrentada pelas mulheres brasileiras.

No âmbito do TJBA, está à frente dos trabalhos a Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher e do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher da Unicorp-TJBA.