Abraço da Paz inicia comemorações dos 183 anos de Vitória da Conquista
Neste domingo (5), representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e da Polícia Militar deram início às comemorações pelos 183 anos de emancipação política de Vitória da Conquista com um abraço da paz em torno do monumento aos chegantes, na praça Desembargador Mármore Neto, conhecida como Praça do Boneco.
A praça é conhecida pela escultura nas cores da bandeira de Vitória da Conquista, que a população carinhosamente chama de boneco.
A homenagem a todos os migrantes foi inaugurada em 1992, na gestão do então prefeito Murilo Mármore.
Durante a sua fala, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância dos imigrantes para o desenvolvimento com a promulgação da lei que institui a Semana do Imigrante, que ocorre na semana do aniversário da cidade.
O presidente Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, destacou o papel do Legislativo em promover a integração de todos que aqui chegam. “Me sinto feliz, nesse momento, nessa integração do povo de nossa terra, um povo de boas relações públicas, que interage, que comunica, um povo educado que preserva e que acolhe, que recebe bem a todos que chegam aqui para esta terra, que vem, constitui família e que trabalha em todo o segmento da nossa sociedade, fazendo-a prosperar cada vez mais” destacou Hermínio.
O subcomandante tenente-coronel Fernando Leite, representando o comandante Ivanildo da Silva, lembrou a todos que ele também é imigrante, que veio para Vitória da Conquista há 31 anos, e ressaltou o trabalho da Polícia Militar no município, que hoje tem o título de cidade mais segura do Estado. “Eu digo que Conquista, hoje, vive esse momento de tranquilidade, porque a comunidade acredita no nosso trabalho. Nós vamos evoluindo, antigamente era só o 9o Batalhão, hoje nós temos diversas unidades tanto operacionais como a unidade de ensino. A mensagem que eu deixo aqui é de muito amor ao próximo e de respeito e que vocês contem com a Polícia Militar” ressaltou Leite.
Para o médico Alberto Ferreira, que mora em Conquista há 23 anos, e será agraciado com o título de Cidadão Conquistense, essa é a cidade onde ele e sua família se sente bem, por ser um lugar acolhedor. “Profissionalmente eu cresci muito aqui, me sinto completamente integrado em Vitória da Conquista, só tenho a agradecer” comentou Alberto.
Ao contrário de Alberto, Stela Matos, 54 anos, moradora do bairro Brasil, é conquistense e tem muito orgulho de morar em sua cidade natal. “Sou nascida e criada aqui em Conquista, amo demais minha cidade, por ser um lugar bem aconchegante, maravilhoso, gostoso pra morar, conviver, muito bom mesmo”, declarou Stela.
O evento contou com a participação do Grupamento de Motociclistas da Polícia Militar da Bahia, Coral Juvenil do Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista e da Banda de Música da PM 1° SGT PM Maestro Walter de Santa Rosa, do 9° Beic.
Houve apresentações de mensagens de paz de representantes das comunidades católica, evangélica, espírita, além de atividades para o público infantil com escultura de balões, pintura facial, brincadeiras com circuito esportivo com jogos e psicomotricidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, além de dama, dominó, xadrez, teatro de marionetes, brinquedos da Secretaria de Educação e apresentação da banda de percussão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bruno Bacelar.