Ações públicas para juventude: tema da secretária nacional
Vitória da Conquista recebeu nesta quinta-feira, 5, a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, para a entrega oficial do Programa Estação Juventude. Antes da solenidade, a secretária reuniu-se com o prefeito Guilherme Menezes para discutir articulações do programa, além de outras políticas públicas voltadas ao público juvenil. Também participaram do encontro, o vice-prefeito, Joás Meira; o chefe de Gabinete, Márcio Higino Melo, o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Gildelson Felício; e o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano.
Na ocasião, Severine Macedo manifestou a satisfação diante da parceria firmada com a Prefeitura de Vitória da Conquista, que é um dos 23 municípios contemplados com o programa. “O Estação Juventude vai ajudar a fornecer informações e orientações aos jovens, pois será um polo potencializador para o acesso às políticas públicas federais e municipais”, explica. A secretária revela ainda que a cidade é a terceira a entregar o programa, o que a torna uma referência para fortalecer essa ação em todo o país.
Vitória da Conquista possui atualmente 13 mil estudantes, sendo que desses, 30% são oriundos de outras cidades. “Antes o nosso município assistia os seus jovens saindo para estudar. Hoje ocorre o contrário, ele recebe os estudantes de fora”, confirma o prefeito Guilherme Menezes. Diante desse fato, ele destaca a importância dos jovens conhecerem as políticas que atuam na defesa dos seus direitos e interesses, um dos objetivos do Programa Estação Juventude.
Fomentando ainda mais os debates acerca do assunto, a secretária Severine Macedo entregou ao prefeito Guilherme Menezes uma proposta do Termo de Adesão ao Programa Juventude Viva. Esse projeto visa prevenir e reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica. “Queremos fortalecer os municípios com ações federais”, garante a secretária. Ela reitera ainda que outra prioridade do governo tem sido as ações voltadas à juventude rural. O prefeito compartilhou desses anseios e assegurou que o termo será analisado junto a outras autoridades da área, vislumbrando assim a possibilidade de novas parcerias.