fbpx

Agente IA: startup de inteligência artificial revoluciona atendimento humanizado e ganha força no Hub da Construção

Startup baiana inova com Inteligência Artificial para atendimento humanizado no setor de construção, com apoio do Crea-BA.

Com apenas um ano de atuação, a Agente IA, startup voltada para soluções de Inteligência Artificial, já conquistou destaque no mercado de construção civil.

Construtech

A construtech baiana é uma das integrantes do Hub da Construção Sinduscon que conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

O CEO da Agente IA, Guilardo Lopes Filho, destaca como o ecossistema colaborativo do Hub impulsionou o rápido desenvolvimento da empresa, acelerando a validação do produto e aumentando sua base de clientes.

Evolução surpreendente

“Nossa evolução foi surpreendente; passamos do espaço de coworking para uma sala própria e estabelecemos uma rede de relacionamentos essencial para o crescimento da nossa solução,” conta Guillardo.

A Agente IA desenvolveu o “Agente A”, um sistema de inteligência artificial que humaniza o atendimento ao cliente, superando as limitações dos tradicionais chatbots.

A tecnologia de IA generativa permite que o Agente A entenda e interaja em linguagem natural, acessando uma base de dados personalizada para cada empresa. Integrada a plataformas populares, como WhatsApp e CRM de vendas, a ferramenta agiliza o atendimento ao cliente e economiza tempo valioso para as equipes comerciais.

Colaborador Virtual

Guillardo explica: “O Agente IA atua como um colaborador virtual, respondendo de maneira personalizada e trazendo informações diretamente para o CRM do time, otimizando o trabalho de captação de leads e permitindo campanhas mais eficazes.”

O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, destaca o papel do Conselho como incentivador da inovação e da colaboração e valoriza o impacto positivo da startup no setor de construção:

“O Crea-BA acredita na importância de fomentar a inovação tecnológica no setor de construção civil, especialmente quando iniciativas, como a da Agente IA.

Principalmente porque trazem soluções que humanizam e otimizam o atendimento ao cliente.

Ao apoiar o Hub da Construção, promovemos um ecossistema colaborativo que acelera o desenvolvimento e a competitividade das construtechs baianas, alinhando-as com as novas demandas do mercado.

Prioritariamente, é gratificante ver empresas locais como a Agente IA prosperarem e contribuírem para um futuro mais eficiente e conectado.”

Sinduscon

Entretanto, o presidente do Sindicatos da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, ressalta a importância da parceria com o Crea-BA:

“A parceria com o Crea-BA foi fundamental para estimular o chamamento de startups com o objetivo de promover inovação e sustentabilidade no setor da construção.

Portanto, o apoio institucional e financeiro permitiu que, neste primeiro ano, pudéssemos juntar um grupo bem seleto de oportunidades, em um espaço propício para o tipo de atividade, e viabilizar a conexão das startups com as construtoras e das construtoras com a inovação.

Porquanto, foi justamente com esse propósito que o Sinduscon-BA idealizou o Hub da Construção – estimular a troca de ideias e promover parcerias entre construtechs.

E assim sendo, com todo o ecossistema da construção, em um ambiente de conexão e desenvolvimento de soluções transformadoras que favoreçam a produtividade e o networking para a geração de negócios.”

Edital do Hub da Construção

Com o segundo edital do Hub da Construção previsto para dezembro, o CEO da Agente IA recomenda o programa para startups que buscam acelerar sua entrada no mercado de construção.

“Participar do Hub significa estar inserido em um ecossistema onde parcerias são formadas e soluções complementares se encontram, o que nos ajudou muito a ampliar nosso alcance e efetividade,” destaca.

Ele reforça que, além do apoio do Crea-BA e do Sinduscon-BA, a presença de outros parceiros no próximo edital cria ainda mais oportunidades para startups que queiram fazer parte dessa rede pioneira no Brasil.

Sobre o Crea-BA:

O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo.

Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.

Mais informações: www.creaba.org.br

Assessoria de Imprensa: Camila Fiuza.