Aluna do IFBA é aprovada no Programa Cidadão Global e fará intercâmbio na Colômbia
A estudante Júlia Gonzaga Bruno, aluna do 3º ano do curso Técnico em Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, está aprovada no processo seletivo do Programa Cidadão Global, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Colômbia
Assim sendo ela poderá participar de atividades de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico ou inovação em uma instituição parceira na Colômbia, por um período de até 90 dias.
Júlia contou com o apoio de dois professores do campus: a Me. Marcela Alves Pereira e a Dr. Sônia Maribel, que contribuíram para seu desenvolvimento acadêmico e preparação no processo seletivo.
Programa Cidadão Global
Porquanto, o Programa Cidadão Global tem como objetivo oferecer experiências internacionais a estudantes dos cursos técnicos e superiores das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Porém, a seleção segue os critérios estabelecidos em edital, e as vagas são limitadas.
Entretanto, neste ano, foram disponibilizadas cinco vagas, sendo três para estudantes de cursos técnicos integrados e duas para alunos do ensino superior.
Porém, todos os candidatos passaram por duas etapas de seleção. Inicialmente, foi realizado um sorteio eletrônico, que selecionou 25 estudantes de todo o país.
Mas, na segunda fase, os candidatos participaram de uma entrevista para comprovar a proficiência no idioma estrangeiro exigido pelo programa.
Diante disso, Júlia Gonzaga Bruno compartilhou a alegria de ser selecionada.
“A sensação de ser selecionada no Programa Cidadão Global é um misto de felicidade, surpresa e orgulho, mas ainda estou surpresa por ter sido escolhida.
É incrível ver a realização não só dos meus sonhos, mas também dos sonhos que sempre compartilhei com a minha família.
Estou muito, muito feliz com essa conquista e ansiosa pelos próximos passos”, destacou.
Entretanto, para participar, Júlia precisou selecionar um projeto no momento da inscrição, o qual definiria posteriormente o destino do intercâmbio.
Ela escolheu um projeto voltado ao diagnóstico de violências sexuais e de gênero em contextos universitários, a ser desenvolvido no Instituto Colegio Mayor de Antioquia, em Medellín.
Enfim, durante o intercâmbio, Júlia irá expandir seus conhecimentos na área e participar de intercâmbio de experiências culturais e acadêmicas com pesquisadores locais.
Realização de um sonho
Prioritariamente, a aprovação representa a realização de um sonho para a estudante.
“Esse projeto é muito especial porque representa a realização de um sonho de infância.
Sempre imaginei como seria fazer um intercâmbio, conhecer outra cultura, aprofundar meus conhecimentos em uma nova língua e viver experiências completamente diferentes.
Agora que isso está acontecendo, sinto que é uma oportunidade única para crescer, tanto pessoal quanto academicamente”, afirmou.
Desafios
Entretanto, embora reconheça os desafios de estar longe da família, Júlia se sente preparada para encarar essa jornada.
“Estou muito animada com o que está por vir e ansiosa para aproveitar essa oportunidade ao máximo.
Sei que vai ser desafiador estar longe da minha família, especialmente da minha mãe, que sempre foi (e continua sendo) a maior incentivadora dos meus sonhos e o meu maior porto seguro.
O apoio dela e de toda a minha família é o que me dá confiança para encarar essa nova jornada.
Sei que, mesmo à distância, eles estarão sempre torcendo por mim e celebrando cada conquista que essa experiência proporcionar”, concluiu.
Júlia Bruno é estudante do campus desde 2022.
Era moradora da cidade de Poções, atualmente reside em Vitória da Conquista.
Trajetória
Ao longo de sua trajetória, obteve a melhor colocação do Estado da Bahia no concurso de redações “Harvard Book Prize” e foi selecionada para participar do Programa Jovem Deputado Baiano.
A experiência de Júlia Gonzaga Bruno no Programa Cidadão Global será um marco em sua formação acadêmica e pessoal, reafirmando o compromisso do IFBA em incentivar o desenvolvimento integral dos seus alunos.