fbpx

Alunos da UESB são destaques no Estado

Novamente, alunos da Uesb se destacam no cenário estadual. Dessa vez, estudantes do curso de Economia, que participaram da 2ª Gincana Baiana de Economia e do Prêmio de Monografias Economista Jairo Simões, são premiados pelo Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA). A premiação aconteceu na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na última semana, em evento realizado em comemoração ao dia do profissional de economia. Durante a cerimônia de premiação, os alunos foram representados pela coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Universidade, Andréa Braz (foto).

Na categoria Prêmio de Monografias Economista Jairo Simões, entre os cinco primeiros colocados, três foram alunos da Universidade. Inclusive o primeiro lugar, conquistado por Sara Andrade Santos (foto), com o trabalho “As recentes transformações no campo brasileiro: um estudo das estratégias de reprodução familiar no assentamento canguçu em Barra do Choça, Bahia”.

Para Santos, hoje já Bacharel em Economia, o Prêmio é um grande reconhecimento. “Considerando a importância do prêmio, me sinto lisonjeada em ter sido classificada em primeiro lugar. O reconhecimento dos esforços investidos no desenvolvimento desse trabalho me incita a dar continuidade aos estudos e elaboração de trabalhos científicos que possam de alguma forma retribuir à sociedade o que ela investiu em mim”, afirma. Além do trabalho dela, também foram premiadas as monografias de Claudia Márcia Leite Oliveira, em quarto lugar.

Já na 2ª Gincana Baiana de Economia, competição que mede conhecimentos por meio de um jogo eletrônico, os alunos Hugo Clapton Nogueira e Thiago Fontes Galvão alcançaram o segundo lugar. De acordo com Thiago Fontes, então acadêmico do primeiro semestre, participar da Gincana foi ótimo, principalmente, pelo fato dele ainda está no início do curso. “A experiência foi extraordinária, especialmente, por eu ser estudante de primeiro semestre e de poder ver de perto como funciona as competições universitárias”, comenta.

O estudante destaca ainda que a conquista se deu pela parceria com o colega do sétimo semestre, que demonstrou um conhecimento muito apurado a respeito das questões abordadas na competição. Além, é claro, do o trabalho desenvolvido pelos professores dentro da sala: “Alcançamos essa classificação devido a uma junção de fatores, em especial, os professores que apresentaram total domínio ao discorrer sobre os assuntos introdutórios à economia”, ressalta o aluno.