fbpx

Atividades marcam Dia do Doador Voluntário de Sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realiza desta terça-feira a sábado (22 a 26) uma semana de atividades especiais para marcar ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), homenageando o cidadão que faz a diferença na vida de milhares de pessoas, ao doar seu sangue.

A campanha deste ano é motivada pelo fato de que a Bahia opera com o estoque inferior necessário de bolsas de sangue. Apenas 1,4% dos baianos doam regularmente, percentual abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera ideal de 3% a 5% da população doando regularmente.

Arte/Secom


Critérios de doação

Para doar sangue, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam ser acompanhados por um responsável legal -, pesar 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. É preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. Em Vitória da Conquista o HEMOBA funciona no Hospital de Base.