Bahia: 2ª maior rede estadual de Educação Profissional
Concepção pedagógica
O trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico são bases conceituais e pedagógicas da Educação Profissional da Bahia. A matriz curricular dos cursos técnicos oferecidos na rede tem o pilar nas relações ‘trabalho-educação-desenvolvimento-socioeconômico ambiental’ e ‘ciência-tecnologia-sociedade’. Desta forma, os estudantes aprendem fazendo relação entre teoria e prática, aprendendo o valor social da profissão e exercitando a cidadania por meio de intervenções sociais, que beneficiam a comunidade a partir dos conhecimentos construídos no curso.
Os alunos percebem as oportunidades oferecidas pelos cursos. “Tenho 19 anos e, graças ao curso, consegui meu primeiro emprego com carteira assinada. Venho alcançando coisas na minha vida que nunca pensei em ter, o reconhecimento profissional e a valorização como técnica no meu trabalho. Sei que sou motivo de orgulho para minha mãe, para minha irmã e para meu marido”, conta a técnica em eletrotécnica Elvira Lima Marques dos Santos, egressa do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Salvador.
Romário Silva Nunes, 19, técnico em comércio pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, também cita os benefícios. “Este curso abriu minha mente. Hoje posso traçar melhorias para meu futuro, consigo enxergar possibilidades de crescimento como pessoa e como profissional. O curso foi tão bom que já ingressei na universidade e estou trabalhando na área administrativa”.
A diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (Cetep), em Serrinha, Danuzia Maria de Oliveira, destaca sua experiência na região. “Os benefícios e perspectivas da formação técnica oportunizadas pela Educação Profissional ampliaram, significativamente, os horizontes dos jovens e trabalhadores do território. Eles saem do centro com preparo necessário para atender às necessidades do mundo do trabalho e também como cidadãos críticos”.