Bahia se prepara para exportar boi vivo
“Iniciamos o ano de 2016 dando largos passos para começar a exportar boi em pé via porto de Ilhéus, e para a Bahia esta ação tem significado ainda maior, já que possuímos rebanho Livre de Aftosa com vacinação há quase 15 anos”, destaca o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.
A Bahia possui o maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,8 milhões de cabeças. No sudoeste do estado, o número do rebanho é de 599.150 mil cabeças, sendo 114.764 mil do município de Vitória da Conquista.
Mobilização
Para que a exportação se torne realidade, o Governo do Estado, por meio da Seagri, e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) se mobilizam junto às associações, cooperativas e iniciativa privada, para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), através de instrução normativa.
O próximo passo é formar um grupo com representantes das instituições envolvidas e identificar um local para o estabelecimento do pré-embarque, onde ficarão alojados para realização de todos os trâmites sanitários exigidos em legislação pelo Mapa e países importadores. A empresa australiana sugeriu a formação de comitiva para visitar as instalações como essa no estado do Pará, onde já é realizada a exportação.
Fonte: Ascom/Seagri