fbpx

Baianas são indicadas ao Premio Inspirar 2023

Treze representantes da Bahia concorrem a votação para definir as vencedoras da edição deste ano. Votação termina neste domingo, 22.

Treze baianas estão indicadas ao Prêmio Inspirar 2023. A iniciativa vai reconhecer 16 lideranças femininas que atuam há pelo menos um ano no campo da arte e cultura, com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social na Bahia e em mais seis estados – Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e no Distrito Federal. A votação é popular e pode ser feita até domingo (22/10) no site do Instituto Neoenergia.
Serão distribuídos R$ 140 mil para as 16 vencedoras em três categorias: mulheres (pessoa física ou Microempreendedora Individual, MEI); coletivos (grupos não formalizados representados por uma liderança feminina responsável pela submissão); e organizações (pessoas jurídicas, com mulher na representação legal, e com faturamento anual de até R$ 1 milhão). Do total de premiadas, três ainda são selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural.
“Destacar a atuação dessas lideranças é importante para valorizar o protagonismo feminino no fomento à cultura. A premiação traz visibilidade ao trabalho conduzido por mulheres de diferentes estados do país para melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas de vulnerabilidade social. A representatividade delas inspira todos a reconhecer a potência das atividades artísticas e culturais como mecanismo de superação dos desafios impostos pela Agenda 2030 e nos instiga a sermos agentes de mudança e construirmos juntos um futuro melhor para o nosso Brasil”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Candidatas da Bahia  

CARLA PITA – Lidera o projeto “Confluências das Águas África e Bahia: Navegando Por Histórias de Lá pra Cá”, que oportuniza, através da contação de histórias com temáticas afro-brasileiras, o acesso à riqueza histórica e cultural dos povos africanos a crianças e adolescentes.

CLEONICE DAMACENO SILVA (MESTRA PREGUIÇA) – Mestra de capoeira que participa, há mais de 30 anos, da construção da Filhos de Bimba Escola de Capoeira, com atividades no Brasil e em diversos países.

SUELO MACHADO – Criadora da Feira das Mulheres Negras, empreendimento social e ponto de cultura que atua como um espaço de historicidade das mulheres negras artesãs do Recôncavo.

DANIELA EVANGELISTA DOS SANTOS (DANI D’ BÊLA) – Liderança que trabalha pela criação e fomento de projetos culturais, buscando valorizar e dar oportunidades a artistas do distrito de Nazaré de Jacuípe.

DONMINIQUE SANTOS – Idealizadora da iniciativa “Meu crespo é de rainha e de rei: Reconstruindo identidades na infância a partir do cabelo”, que trabalha pela valorização da identidade étnico-racial de crianças negras.

EDINELZA JOANA DOS REIS (JANE REIS) – Criadora do projeto “Mulheres no samba de roda”, que tem como objetivo promover arte, educação e cultura para meninas e mulheres, através do samba de roda do Recôncavo.

GIRLENE NEVES – Liderança de comunidade afrodescendente que, através do curso de tecelagem de Panos da Costa em tear manual, busca valorizar a ancestralidade e contribuir para a geração de renda de outras mulheres.

UDI SANTOS – Liderança da Eumelanina, produtora que trabalha pela capacitação de artistas que trabalham com a cultura hip-hop, disseminando informações sobre a indústria da música.

JOSELITA MACHADO LIMA CAMPOS (Feira Comunitária Saberes e Sabores) – A Feira Comunitária Saberes e Sabores é uma iniciativa de Economia Solidária, que busca trazer culturas e saberes tradicionais para locais vulnerabilizados.

MARIA JOSÉ LÚCIO (MAZÉ) (Grupo Vivavós) – O Grupo Vivavós é composto majoritariamente por mulheres, com faixa etária entre 60/82 anos, para divulgar a cultura popular do samba em suas vertentes, em especial o samba de roda, com repertório que agrega sambas autorais mesclados a grandes sucessos.

VERÔNICA GOMES ARAÚJO OLIVEIRA (Central das Associações) – Liderança de Associação criada para apoiar comunidades quilombolas, promovendo formação para lideranças mulheres dessas comunidades.

ANAILDE PERERIA (Associação Quilombola de Gruta dos Brejões) -A Associação Quilombola de Gruta dos Brejões está resgatando a cultura local desenvolvendo diversas frentes, como o turismo de base comunitária, artesanatos, samba de roda, prática da agricultura familiar e culinária.

VALEDELICE DIAS CERQUEIRA DA SILVA (TIA VAL) (Pé de Arte Cultura e Educação (PACE) – A PÉ DE ARTE CULTURA E EDUCAÇÃO (PACE) é uma ONG fundada em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Possui com o objetivo oferecer uma educação humanizada para crianças, adolescentes e jovens que envolve cultura e meio ambiente, sendo gratuita e de qualidade.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).