fbpx

Banco do Nordeste premia histórias de sucesso de microepreendedores baianos 

Microempreendedores rurais e urbanos receberam a premiação nesta segunda-feira em Salvador. Texto e fotos: Imprensa Banco do Nordeste.

Produtores de café da Chapada Diamantina, proprietária de um salão de beleza no Recôncavo e produtor de bovinos do Centro Sul baiano são alguns dos nove vencedores da XVI edição do Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VIII Prêmio da Agricultura Familiar. Os microempreendedores se destacaram ao longo do ano de 2023 na condução dos negócios e transformaram as realidades de suas famílias e comunidades com o apoio do BNB. 

A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira, 13, no auditório do Sebrae Bahia, em Salvador, e contou com a presença do presidente da instituição, Paulo Câmara. O presidente destacou a relevância dos agricultores familiares e microempreendedores urbanos e rurais para a economia e desenvolvimento da região Nordeste. “Com capilaridade e territorialidade, o Banco do Nordeste tem a responsabilidade de comandar os programas de microfinanças e, ao mesmo tempo, dar condições para que as pessoas possam alcançar seus objetivos. Os escolhidos nessa premiação representam, simbolicamente, o que a gente acredita: a união entre oportunidade, crédito e assistência”, destacou o presidente. 

Uma das histórias vencedoras é a de José Renato Alves. Jovem produtor de café em Piatã, na Chapada Diamantina, ele conseguiu triplicar a produção da pequena propriedade familiar após investimentos em modernização e melhoria do processo produtivo. Cliente do Agroamigo desde 2013, ele se emocionou ao contar que a história da sua família mudou com o desenvolvimento da produção familiar. “O crédito foi fundamental para conseguirmos evoluir em outras frentes, cuidar da produção, dos processos. Somos muito gratos a todos que nos ajudaram, ao Agroamigo, ao Banco do Nordeste, que acreditam no pequeno produtor”, falou José Renato. 

Presidente Paulo Câmara falou sobre a importância das microfinanças para o desenvolvimento regional

O presidente do Conselho do Sebrae e da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, ressaltou a importância desse reconhecimento ao pequeno empreendedor. “Queria parabenizar o Banco do Nordeste por essa premiação e pelo reconhecimento aos produtores. O sonho é o que nos leva a caminhar e, aqui, nós percebemos como capacitar, formar e levar crédito, principalmente ao pequeno, permitem a eles a realização desses sonhos”, disse Humberto. 

Os vencedores foram eleitos por duas comissões julgadoras com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.


Para o setor urbano, a comissão foi formada por representantes do Sebrae Bahia e secretarias de trabalho, emprego, renda e esporte do Governo da Bahia e do município de Lauro de Freitas. Já para o setor rural, a Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Bahiater/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar da Bahia (Fetag/BA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) compuseram a comissão.

Clientes premiadas pelo programa de microcrédito urbano, Crediamigo:

Produção e Comercialização: Rejane Cardoso Pereira Borges, de Cruz das Almas

Empreendedorismo Sustentável: Simônia Sena da Silva, de Irecê

Inovação e Tecnologia: Rita da Silva, de Salvador

Clientes premiadas pelo programa de microcrédito rural, Agroamigo:

Empreendedorismo na Agricultura Familiar: José Renato Rodrigues Alves, de Piatã

Inovação e Tecnologia: Raquel dos Santos Almeida, de Mundo Novo

Sustentabilidade: Juscelino Santana do Nascimento, de Jeremoabo

Clientes premiadas pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf):

Empreendedorismo na Agricultura Familiar: Aroldo Santana Silva, de Irecê

Inovação e Tecnologia: Edilson Fernandes de Oliveira, de Itapetinga

Sustentabilidade: Ciro Barbosa Aguiar, de Andaraí