fbpx

Bom Jesus da Lapa celebra 101 anos neste sábado

Santuário de Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade atrai visitantes do mundo inteiro

Bom Jesus da Lapa, que possui 651 profissionais registrados no Crea-BA, comemora 101 anos de emancipação política.

Entidade fiscalizadora e reguladora, CREA-BA, Conselho tem um papel importante na garantia da qualidade e segurança dos projetos que impactam diretamente a vida da população lapense.

Hoje, Bom Jesus da Lapa, cidade histórica do Oeste baiano, comemora 101 anos de emancipação política.

Emancipação

Fundada em 31 de agosto de 1923, a cidade é conhecida nacionalmente por seu santuário, atraindo milhares de peregrinos anualmente.

Também tem se destacado pelo seu contínuo desenvolvimento urbano, com os parques de energia solar, e de fruticultura, com o Projeto Público de Irrigação Formoso.

Com uma população de 65.550 habitantes, conforme o censo de 2022 do IBGE, Bom Jesus da Lapa tem se transformado em um importante pólo de crescimento regional.

Reflexos

Parte desse progresso é reflexo do trabalho dedicado de profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Afinal, eles desempenham um papel fundamental na construção e manutenção da infraestrutura da cidade.

Atualmente, Bom Jesus da Lapa conta com 651 profissionais dessas áreas registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

O inspetor-chefe do Crea-BA, engenheiro civil Fabio Lucio Lustosa de Almeida, destaca a importância desses profissionais para o desenvolvimento contínuo da cidade.

Potencial

“Bom Jesus da Lapa tem um potencial enorme de crescimento, e esse progresso só é possível graças ao trabalho dos engenheiros, agrônomos e geocientistas que atuam na região.

Eles garantem que cada projeto, desde as obras de infraestrutura até as práticas agrícolas, seja conduzido com responsabilidade e excelência técnica.

O Crea-BA está comprometido em apoiar e fiscalizar o trabalho desses profissionais, assegurando que a cidade continue a crescer de forma sustentável e segura”, afirma Lustosa.

Inspetoria

A inspetoria de Bom Jesus da Lapa conta com a colaboração de Endel de Queiroz, fiscal recém aprovado em concurso público, e a assistente administrativa Cristina Pinheiro, que trabalha no órgão há 13 anos.

Entretanto, o Crea-BA, como entidade fiscalizadora e reguladora, tem um papel importante na garantia da qualidade e segurança dos projetos que impactam diretamente a vida da população lapense.

Seja nas obras de infraestrutura, no planejamento urbano, na agricultura ou nas geociências, a atuação desses profissionais contribui diretamente para o desenvolvimento de Bom Jesus da Lapa, tornando-a uma cidade mais próspera e preparada para enfrentar os desafios do futuro. 

Congratulações

Neste aniversário de 101 anos, o Crea-BA parabeniza Bom Jesus da Lapa por sua trajetória de crescimento e reafirma seu compromisso em continuar apoiando o desenvolvimento sustentável e responsável da cidade.

Que os próximos anos sejam marcados por ainda mais conquistas e avanços, sempre com a participação ativa dos profissionais registrados no Conselho.

E que, aliás, trabalham diariamente para construir um futuro melhor para todos os lapenses.

Sobre o Crea-BA:

O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo.

Afinal, ART trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria.

Igualmente, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.

Mais informações: www.creaba.org.br

Por Assessoria de Imprensa: Camila Fiuza