CAAV intensifica diagnóstico de sífilis durante a semana
Até a próxima sexta-feira, 25, o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) realiza a campanha voltada para o combate à sífilis e a sífilis congênita.
Assim sendo, são realizados testes rápidos e orientações sobre prevenção e tratamento de doença.
Tudo de graça
Para participar, basta procurar o Caav, que fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, próximo à Prefeitura, das 8h às 17h.
A médica infectologista da unidade, Carolina Palmeira, explica que o teste é simples e que a doença tem tratamento.
“Adultos, crianças, gestantes, nós estamos abertos para essa testagem e para fazer o tratamento, que é 100% gratuito pelo SUS.
Importância das ações
A importância disso é evitar que principalmente as gestantes tenham uma criança doente que poderá ficar com sequelas graves pelo resto da vida e que a gente consiga bloquear essa transmissão”, disse.
Segundo a coordenadora do Caav, Edilane Borges, a campanha tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção a essas doenças.
“Nós estamos com ações conjuntas com outros setores da Secretaria Municipal de Saúde.
Da mesma forma, como a Vigilância Epidemiológica, o Centro Especializado de Saúde do Trabalhador (Cerest) e Atenção Básica.
Testagens
Com efeito, fazendo testagem no território, sala de espera para conscientização, diagnóstico precoce e tratamento precoce.
Em síntese, é uma doença que tem tratamento e quando realizado de forma precoce é possível eliminar a sífilis congênita”.
Sobre a doença
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que, quando não tratada, acarreta graves prejuízos à saúde, sendo a sífilis congênita o desfecho mais desfavorável.
A sífilis congênita é a transmissão de mãe para filho durante a gestação.
Nesse sentido, é passível de controle desde que as mulheres com sífilis sejam diagnosticadas e tratadas adequadamente durante a gestação.
Números da doença
Em Vitória da Conquista, no ano de 2023, foram notificados 645 casos confirmados de sífilis adquirida.
Portanto, com 118 casos confirmados de sífilis gestante e 24 casos de sífilis congênita.
Em 2024, dados preliminares até o dia 30 de setembro, foram confirmados 422 casos de sífilis adquirida; 91 casos de sífilis em gestante e 11 casos de sífilis congênita.