fbpx

Câmara comemora o Dia Nacional da Bíblia

Audiência pública marcou comemoração que reuniu representantes de comunidades evangélicas e católicas

Uma audiência pública marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Bíblia, festejado no segundo domingo de dezembro. Participaram da audiência: o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), Gilzete Moreira (PSB); o vice-prefeito municipal, Joás Meira; o diácono Zezinho, que representou o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Gonzaga Pepeu; o presidente do Conselho dos Ministros Evangélicos de Conquista (COMEC), pastor Wellington Barros; o representante do Grupo Gideões Internacionais, José Bezerra; e a representante do Grupo Ide e Ensinai, Rosemary Morais. Além dos vereadores: Ademir Abreu (PT); Edjaime Rosa Bibia (PSDB); Adinilson Pereira (PSB); Irma Lemos (PTB) e Sidney Oliveira (PRB). A iniciativa foi do presidente Gilzete Moreira, sendo solicitada através do Requerimento 92/2015, assinado pelos 21 vereadores.

Data histórica – Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde dezembro de 2001, essa comemoração passou a integrar o calendário oficial do país graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. Foi regulamentado no município depois da aprovação da Lei Nº 1.142/2002 que institui o segundo domingo de dezembro como o Dia da Bíblia.
Autoridades destacam importância do livro considerado sagrado.


A presidente do Projeto Ide e Ensinai, Rosemary Morais, apresentou o trabalho que é realizado nas escolas. Afirmou que há 15 anos as histórias bíblicas são contadas para os alunos, uma vez por semana, ensinando valores. “Surpreendemo-nos quando alunos dizem que não conhecem a Bíblia”. Exemplificou o ensino através da história de Noé. “A história nos mostra o conceito de que quando as pessoas faziam o que errado, ele escolheu fazer o certo. A criança mesmo em um ambiente em que esteja tudo errado, ela pode fazer a escolha certa”. Também são ensinados conceitos de amizade e bondade através das histórias da Bíblia. “Desde 2010, fazemos parte da equipe de capelania escolar da Rádio Trans Mundial (RTM)”. Finalizou seu apresentação apresentando um vídeo sobre esse ministério da RTM.

O representante dos Gideões Internacionais no Brasil, José Bezerra Neto, explicou que o grupo internacional é uma associação para a distribuição de bíblias. “Homens de negócio e profissionais evangélicos que, juntamente com as suas esposas se associam para fazer este trabalho de testemunho, evangelização e distribuição de bíblias com todo o Novo testamento, Salmos e Provérbios”, explicou ele. Os exemplares são distribuídos em escolas, repartições públicas, guarnições militares, hospitais, clínicas e nas penitenciárias. “São pontos estratégicos onde consideramos que, a partir dali, as pessoas tendo acesso terminam levando para casa, para suas famílias. É um trabalho discreto, sustentado pelas igrejas, pelos pastores, pelos membros Gideões e por voluntários que colaboram com esse trabalho”, contou José Bezerra.

No Brasil, cerca de 188 milhões de exemplares já foram distribuídos pelos cerca de 20 associados. As cópias são distribuídas em mais de 200 países e em 99 línguas diferentes.

O presidente do COMEC, pastor Wellington Barros, parabenizou a Câmara pelo evento, especialmente a iniciativa do presidente Gilzete Moreira. Para ele, a bíblia é a palavra de Deus, viva e eficaz. “Nenhum livro na história da humanidade jamais produziu um efeito tão revolucionário e exerceu uma influência tão decisiva no desenvolvimento de todo o mundo ocidental e teve uma difusão tão universal como o livro dos livros – a bíblia”, detalhou. Ele ressaltou que o livro já foi traduzido, total ou parcialmente, em 2.544 línguas e dialetos. “Após dois mil anos ainda não dá qualquer sinal de que haja terminado sua triunfal carreira”, falou.

Representando Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, o Diácono José Antônio, Zezinho, iniciou perguntado “o que esperamos dessa Casa Legislativa? Esperamos que vocês, ilustres vereadores que vivam verdadeiramente a Palavra de Deus”. Parabenizou a CMVC por ter o seu dia da Bíblia. “Olha para Palavra que para nós é a espada para combate do mal”. Fez uma pesquisa para saber o que o poder público tem feito sobre a Bíblia. “Algumas cidades querem a implantação da obrigatoriedade da Bíblia nas escolas, outras são contra, buscando a inconstitucionalidade do ato”. Enfatizou que os vereadores cristão não podem legislar de forma diferente da maneira que vivem. “Antes de vereadores são cristãos”. Acrescentou “homens e mulheres de fé acima de seu mandato está o mandato do Senhor de suas vidas. Que essa Palavra de Deus seja viva e verdadeira em todas as esferas”.

O vice-prefeito Joás Meira (PSB) disse que ser um prazer estar representando o Governo Municipal em um evento que homenageia a Bíblia. “Gostaria de externar a alegria de estarmos aqui neste ato representando ao ilustríssimo prefeito Guilherme Menezes representando o Governo Municipal, tendo essa honra. Isso acontece porque a nossa vida tem sido pautada pela palavra de Deus”, disse o vice-prefeito. Segundo Joás, o Governo Municipal tem dado apoio a todas as formas de manifestação religiosas. “Enquanto um governo laico tem que respeitar, porque é constitucional, todas as manifestações religiosas”, frisou Meira, que parabenizou a Câmara por realizar uma audiência sobre o Dia da Bíblia.

Jussandra Santana, no espaço aberto para a plenária, disse que a Bíblia diz que todos nascem condenados. “Ela nos traz que todos nós nascemos condenados e temos que nos converter ao senhor Jesus Cristo. Ela traz o amor de Jesus que morreu na cruz por nós. Traz a justiça, a ira de nosso Deus, que teremos no dia do juízo final”, disse ela.