fbpx

Câmara homenageia cubanos do Programa Mais Médicos

 

Florisvaldo relata importância do Mais Médicos para o povo Brasileiro

Florisvaldo Bittencourt (PT)

Florisvaldo Bittencourt (PT)

O programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal em 2013, foi o tema da sessão especial realizado na manhã dessa sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). A sessão foi proposta pelo vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), que abriu a sessão agradecendo a presença de todos e explicando que o intuito da sessão é “fazer uma avaliação do Mais Médicos aqui em Vitória da Conquista e de uma forma mais específica, homenagear esses profissionais que tanto contribuem com a saúde de nossa cidade”.

Florisvaldo lembrou que o programa é muito amplo e vai além do atendimento. “É importante lembrar que este ano o programa completa três anos”. Disse ainda que, acima de tudo, o programa tem por finalidade levar atendimento médico às pessoas da zona periférica: “A implantação desse programa passou e ainda passa por vários desafios. A Presidente Dilma acertou com esse projeto. Estamos hoje avaliando e comemorando . Percebemos claramente a importância desse programa ao povo brasileiro”, falou.

O parlamentar ressaltou que “a homenagem de hoje, se faz justiça, porque no início se criou dentro do conflito econômico e até ideológico, se tornou uma verdadeira guerra , se colocando em cheque a competência desses profissionais”.

Ele relatou o acontecimento em fortaleza, no início do programa, e disse da mudança de comportamento das pessoas. “De forma silenciosa os médicos cubanos que aqui chegaram, não atacou ninguém, não foi revanchista, e o retorno foi dado em campo, com o trabalho”, contou. Bittencourt afirmou que por esse motivo “estamos aqui hoje comemorando” . Segundo ele 6% das vagas foram preenchidas por médicos brasileiros, “hoje isso mudou e a maioria dos médicos que atuam na atenção básica em Conquista é brasileiro”.

O edil afirmou que “devemos prevenir para que as pessoas não fiquem doente, por isso precisamos investir na atenção básica. Falo com testemunho de muitos moradores de nossa cidade. Isso é uma revolução, não só uma revolução formal da medicina, mas do poder público e da sociedade”.

Finalizou dizendo da “alegria de estarmos aqui hoje, comemorando, avaliando, evoluímos, mas ainda temos muito o que melhorar e a partir do nosso governo criamos o mais médicos e estamos tentando tampar essa lacuna”.

Durante a Sessão Especial sobre o Programa Mais Médicos, realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) nesta sexta-feira, 8, a população cubana e os profissionais cubanos que vieram para Vitória da Conquista foram homenageados através das Moções de Aplaudo Nº 42/2016 e 43/2016.

Consulesa Geral de Cuba na Bahia, Laura Ivette Pujol Torres

Médicos homenageados

Além do povo cubano, foram homenageados os médicos:
– Larides Blanco Gomez – USF Aparecida;
– Lazaro Francisco Fernandez Diaz – USF Cercadinho;
– Mable Morales Calderón – USF Lagoa Formosa;
– Madiel Cobas Matos – USF Lagoa das Flores II;
– Maelemnis Pompa Olivet – USF Miro Cairo;
– Magaly Menendez Berrio – USF Bate Pé;
– Magaly Perez Lopez – USF Veredinha;
– Magaly Perez Ramos – USF São Joaquim;
– Mygalys Espinosa Hernandes – USF Patagônia;
– Yanetsy Venero Sanchez – USF Inhobim;
– Yudith Nunez Carrion – USF Capinal.

Magaly Perez Lopez – USF Veredinha

Magaly Perez Lopez – USF Veredinha

Magaly Perez, representando os médicos homenageados, agradeceu, em nome de toda a “brigada médica cubana” pelo reconhecimento. “É um orgulho para todos nós receber esse reconhecimento”, disse ela, que completou: “Quando fomos convidados para vir, a gente não veio por obrigação. A gente demonstrou nossa característica fundamental: o sentimento de solidariedade, que é uma coisa real. Não é à toa que um dos índices mais baixos de mortalidade infantil é em Cuba”.

Profissionais da saúde relatam importância do “Programa Mais Médicos”

Mais_Medicos_08_Abr_24

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (8) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) uma sessão especial sobre o programa Mais Médicos. A sessão foi de autoria do vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) e contou com a presença de diversos profissionais da saúde que trabalham diariamente com o projeto.

Mercia Amaral

Mércia Amaral

Mércia Amaral, servidora da saúde no distrito de Bate Pé, prestou uma homenagem a Senhora Magaly Perez e agradeceu a mesma pelo trabalho que vem desempenhando um “excelente trabalho que vem desenvolvendo em nossa localidade”.

Joseana Trindade

Joseana Trindade

A servidora da Unidade de Saúde de Veredinha, Joseana Trindade disse que a audiência marca um dia para homenagear os médicos o do Programa Mais Médicos. “Só vieram para somar”, disse a servidora. Ela destacou a atuação humanizada dos profissionais que, segundo ela, arregaçaram as mangas junto com as agentes de saúde para enfrentar o atual momento de epidemias. Joseana fez questão de agradecer ao médicos pela parceria firmada com toda a equipe de saúde da família de Veredinha.

Teresa Moraes

Teresa Moraes

A funcionária do Posto de Saúde da comunidade de São Joaquim, Teresa Moraes, destacou a atuação da médica cubana, Magaly Perez Ramos. Ela agradeceu pelo que considera uma sorte trabalhar ao lado de uma médica “capacitada, paciente, tolerante, guerreira”. Teresa afirmou que no dia 28 de fevereiro a unidade de saúde fez uma ação de combate ao mosquito da dengue e “ela foi a primeira a estar lá, entrar nos lugares mais periféricos daquela comunidade”.

 Julieide Rosa

Julieide Rosa

A enfermeira de saúde da família na região de Lagoa das Flores II, Julieide Rosa, destacou o trabalho do Dr Madiel Cobas Matos desenvolvido na  comunidade. “Madiel não temos palavras para dizer o quanto você colaborou, ajudou e transformou a vida da nossa comunidade”. Pediu as autoridades presentes que lutem pela manutenção do Mais Médicos, na esperança de que Dr Madiel continue atendendo na localidade.  Finalizou citando um aprendizado que teve com Dr Madiel. “Eu aprendi em meu pais que se a gente não vê, não enxerga, não escuta e não toca o paciente, não serve para ser médico. Isso mudou a realidade. Gostaria que você ficasse mais tempo com a gente”. Texto e fotos: Ascom Camara VC.