fbpx

Câmara homenageia maçonaria conquistense

 

Câmara realiza audiência em homenagem ao dia do maçom

ASCOM CÂMARA

audiencia05_Set_16_58

A Audiência Pública em homenagem ao Dia do Maçom, no Plenário Carmem Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), contou com a presença de representantes de diversas Lojas Maçônicas de Vitória da Conquista.

Aleksandro Lessa

Aleksandro Lessa

O primeiro a falar foi o venerável da loja Maçônica Fraternidade Conquistense, o senhor Aleksandro Lessa. Ele lembrou o papel da maçonaria na história do país: “Temos um papel importante nas movimentações sociais, buscando a construção de uma sociedade mais justa”. Destacou a proposta da construção do conselho maçônico e que esse, tem envolvido todas as autoridades para soluções na estruturação do plano diretor urbano, desafios da saúde pública, buscando a construção de uma sociedade melhor.

Délio Ferraz Sales, da Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente, agradeceu a homenagem e destacou o papel do Conselho Maçônico, um dos vetores do desenvolvido da instituição na cidade. Para Délio, a maçonaria em Conquista tem se tornado cada dia mais forte e atuante.

A loja União e Liberdade foi representada por Ivan Meira que agradeceu o reconhecimento da câmara e pelo trabalho realizado pela maçonaria. “Estamos preparando o ser humano desde pequeno”, afirmou.

Pedro Cesar

Pedro Cesar

Já Pedro Cesar ressaltou o reconhecimento que o Legislativo confere ao trabalho dos maçons no município. Para ele, a homenagem é um encorajamento à continuidade do trabalho. César frisou que os maçons não trabalham em causa própria, mas pelo bem da coletividade.

Toni Gleison

Toni Gleison

O representante da Loja Maçônica Razão e Força, Toni Gleison, começou dizendo que é uma grande satisfação estar mais uma vez sendo reconhecido pela CMVC. “A maçonaria é uma instituição que tem esse objetivo importante, de desenvolver o melhor que o ser humano tem”. Afirmou que a maçonaria conquistense está cada vez mais fortalecida e isso “se dá pelas causas sociais que tanto trabalhamos”.

Glauber Santos Soares

Glauber Santos Soares

Glauber Santos Soares afirmou que a homenagem que contribui para a consolidação de uma instituição com mais de 300 anos de trajetória. Ele ressaltou que tem orgulho em fazer parte da Maçonaria que o ajuda a ser uma pessoa melhor.

André Hermínio

André Hermínio

André Hermínio da loja Construtores da Fidelidade, começou agradecendo a casa pela homenagem e todos os presentes no evento. Parabenizou todos os maçons pelo dia e disse que essa é uma ótima data para reconhecer e destacar os trabalhos realizados pela maçonaria: “Pouca gente sabe, mas no surto da zika a maçonaria distribuiu milhares de bisnagas de álcool gel. Realiza a campanha do agasalho e tantos outros trabalhos”. Destacou o trabalho de vários maçons e agradeceu por fazer parte de uma ordem “que nunca vira as costas para a sociedade”.

Valter Tavares da Silveira, da Loja Pensadores Livres relatou as virtudes que um maçom deve ter: “um homem livre e de bons costumes”.

Felix Meira

Felix Meira

Felix Meira representou a Loja Sementes de Luz e agradeceu a homenagem, pois, segundo ele, a maçonaria está rompendo as paredes dos templos. “O maçom entende e compreende o todo e só assim poderá ser um verdadeiro obreiro em ajuda dos outros”. Falou de duas novas lojas que serão instaladas esse mês de setembro em Conquista.

Sérgio Caracas

Sérgio Caracas

Sérgio Caracas afirmou que se tornar maçom foi uma das melhores decisões que tomou. Usando trechos bíblicos, o maçom advertiu para a necessidade de se combater a vaidade.

Representando a ordem Demolay, Filipe Brito ressaltou a importância da ordem Demolay e da importância do trabalho que os maçons vem fazendo, há 27 anos, com esse jovens. “Recebemos de forma incondicional o apoio de todos esses tios em todos os trabalhos que a gente vem realizando”. Por fim, ele prestou uma homenagem ao venerável da loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Aleksandro Lessa e ao Maçom José Pinheiro.

Marcelo Nunes, da Loja Maçônica Luz e Sabedoria, relatou a história de constituição da maçonaria, destacando momentos importantes da história mundial.

Absolon Duque

Absolon Duque

Absolon Duque, agradeceu o carinho e reconhecimento que a Câmara tem para com os maçons e lembrou que “o 20 de agosto é o dia nacional do maçom e permitiu que nós estudássemos e refletíssemos. Temos a inspiração de Deus, para que cada um de nós possamos nos tornar uma pessoa melhor”.

Ubaldino Figueiredo, da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, também comentou a trajetória histórica da instituição, ressaltando a busca pela virtude e aperfeiçoamento espiritual.

Os vereadores Arlindo Rebouças (PSDB) e Nelson Vieira (PCdoB) participaram da homenagem.