Câmara planeja sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Fraternidade e Ecologia Integral”: Câmara planeja sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Por Andréa Póvoas
O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), e o primeiro-secretário Hermínio Oliveira (PP) receberam o Diácono Luciano Santana e o Padre Frenilson para o planejamento da sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2025.
O tema “Fraternidade e Ecologia Integral” é um convite à reflexão sobre a urgência de cuidados com o planeta, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental.
A reunião também tratou de uma grande expectativa, que é a chegada do novo Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Vitor Agnaldo de Menezes, que estará na cidade a partir do próximo dia 21 de março e participará da sessão, que ainda não tem data definida.
Ivan Cordeiro esclareceu que a sessão especial sobre a CF integra o calendário anual da Câmara.
Porém, este ano, a chegada do novo arcebispo irá abrilhantar ainda mais o evento.
“Vai ser uma celebração muito importante, não só para a Câmara de Vereadores, como para toda a comunidade católica e para a cidade de Vitória da Conquista.
Logo mais, nós vamos trazer novas informações, a confirmação da data dessa Sessão Especial”, explicou Cordeiro, deixando a Câmara de portas abertas para pautas importantes como essas: “A Campanha da Fraternidade trás o tema da ecologia, a preocupação que a gente precisa ter com o meio ambiente, o que também é uma pauta aqui dos vereadores”.
Sobre a reunião com a mesa da Câmara, o diácono Luciano Santana afirmou que o olhar do Legislativo para a sociedade e seu poder de serviço podem favorecer caminhos para resgatar o que temos de tão valoroso.
Assim como a Reserva do Poço Escuro, a nascente do Rio Verruga, dentre outros que precisam ser preservados para as próximas gerações.
“A Casa do Povo é o lugar onde se deve discutir os temas que dizem respeito à vida da comunidade, aos interesses de toda a sociedade”, afirmou.
Ainda segundo o diácono, a Câmara é o espaço privilegiado de participação democrática, sendo importante para definir políticas públicas e promover a integração da sociedade e o desenvolvimento integral da comunidade.
“Então, agradecemos pelo acolhimento que a Câmara sempre manifesta para com a Campanha da Fraternidade e a Igreja, bem como para todos os temas sensíveis da sociedade.
Entendemos que sem políticas públicas e sem a garantia de direitos os temas que são propostos pela Campanha se perdem”, disse.
Sobre a participação do novo arcebispo na Sessão Especial, o Padre Frenilson disse que será importante, durante a acolhida de Dom Vitor Agnaldo de Menezes, esse contato com a Casa Legislativa:
“Queremos convocar todo o povo santo de Deus a se empenhar nesta acolhida, inclusive existe o desejo de que este ano a Campanha da Fraternidade seja apresentada por ele, e esse é o momento do nosso arcebispo visitar esta Casa do Povo.
Ele chega no dia 21 de março, no dia 22 teremos a posse e assim segue a sua missão, o seu pastoreio”.