Câmara recebe novo Arcebispo para café da manhã com vereadores

Nesta quinta-feira (27), os vereadores de Vitória da Conquista darão as boas-vindas ao novo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, com um café da manhã nas dependências da Casa Legislativa.
No próximo dia 04 de abril a Câmara realiza uma Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade, às 19 horas, com a presença do religioso.
Dom Vítor Agnaldo de Menezes chegou à cidade no dia 21 de março.
No dia seguinte, o último sábado, a Arquidiocese de Vitória da Conquista celebrou um momento histórico, com a posse canônica de seu novo arcebispo metropolitano.
A cerimônia aconteceu às 15h na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, reunindo fieis, clero e diversas autoridades civis e religiosas.
O evento contou com a participação de importantes figuras políticas da cidade, entre elas os vereadores Hermínio Oliveira (PP), Luís Carlos Dudé (UB), Cris Rocha (MDB), Fernando Jacaré (PT), Ricardo Gordo (PSD) e Dr. Lara Fernandes (Republicanos).
A prefeita Sheila Lemos (UB) e o vice-prefeito Alan Fernandes (Republicanos) também marcaram presença, reforçando a relevância da ocasião para a comunidade local.
Após a posse, às 17h, uma Celebração Eucarística foi realizada na Área de Eventos do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, no bairro Recreio.
A missa solene reuniu arcebispos, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e centenas de fiéis, reafirmando a fé e a comunhão da Igreja Católica na região e demonstrando a confiança de que Dom Vítor conduzirá a arquidiocese com dedicação e espírito cristão, guiando a comunidade com sabedoria e amor ao próximo.
Sobre Dom Vítor
Natural de Curaçá, Bahia, Dom Vítor Agnaldo tem uma sólida formação acadêmica e pastoral.
Ele é formado em Filosofia pelo Institutum Sapientiae (Anápolis) e Teologia pela Universidade Católica de Salvador, além de possuir especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 18 de abril de 1998, na Diocese de Jequié.
Antes de ser nomeado arcebispo de Vitória da Conquista pelo Papa Francisco, em 14 de fevereiro de 2025, Dom Vítor atuou como bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe.
Sua chegada representa um novo ciclo para a arquidiocese, que estava vacante desde março de 2024, quando Dom Josafá Menezes da Silva foi transferido para a Arquidiocese de Aracaju.
A posse de Dom Vítor simboliza um momento de renovação para a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Com uma trajetória marcada pelo compromisso evangelizador, ele assume a missão de fortalecer ações pastorais e sociais na região, promovendo a fé e a inclusão da comunidade católica.
Por Giselle Trindade e Andréa Póvoas//Ascom Câmara