fbpx

Câmara: Sessão Especial pelo Dia dos Pais

21 pais foram escolhidos para receber a homenagem do dia dos pais pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (7), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma sessão especial em homenagem ao dia dos pais, conforme estabelece o Art. 3º da Lei Nº 1.937 / 2013, de autoria das vereadoras Lúcia Rocha (DEM) e Irma Lemos (PTB) que institui a comemoração do Dia dos Pais no Município na segunda semana do mês de agosto.

O presidente a CMVC, vereador Gilzete Moreira (PSB), deu início a sessão, falando sobre a importância do pai para a construção da família. Moreira relatou que o pai é um personagem fundamental para criação e orientação dos filhos e que a Câmara Municipal tem a honra de proporcionar um momento com esse, que homenageia a figura paterna. “Às vezes gastamos muito tempo com outras pessoas e esquecemos a nossa família, dos nossos filhos, portanto, esse é um momento de reflexão” – concluiu.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM), afirmou estar honrada por ser a responsável pelo discurso em homenagem ao Dia dos Pais. “Um pai, ao gerar um filho, é acometido inicialmente pelo medo, pela possibilidade de não conseguir, de não se sair bem na tarefa de criar e educar a nós, suas sementes. Só por tal feita nós já deveríamos ser eternamente gratos”, disse. Em sua fala, Rocha ainda homenageou o diácono José Antônio de Brito Cordeiro, popularmente conhecido como Zezinho, a quem considera um digno representante de pai. A parlamentar destacou que “não basta ser pai, tem que participar” e que no domingo, quando se comemora a data oficialmente, é o momento ideal para agradecer. “Será o dia de agradecer pelo suor na fronte e pelos braços cansados no final da jornada para que nada nos faltasse, pelas noites em claro quando o dinheiro não deu e mesmo assim, nunca nos abandonaste e por tantas vezes que abdicaste dos teus sonhos para realizar os dos teus filhos”, encerrou.

Em sua fala, o pastor Dilson Soares parabenizou a iniciativa da Casa ao comemorar o dia dos pais e também parabenizou todos os pais. Soares disse considerar que a família está em guerra, por ser na guerra que pais sepultam filhos. “Estamos vivendo dias em que isso está virando rotina”, disse ele. O pastor disse que a família precisa ser fortalecida. Ainda em sua mensagem, ele destacou a importância amor dos pais e pelos pais, e destacou que pais e filhos precisam estar juntos durante mais tempo, em busca do fortalecimento da família.

A vereadora Irma Lemos (PTB) ressaltou que a sessão é um momento oportuno para falar dos pais, uma figura ímpar para todo indivíduo, segundo ela. Lemos chamou a atenção para o que considera um contexto de violência que afeta as famílias. Segundo ela, são inúmeras as notícias graves, veiculando atos violentos como mortes de pais, de filhos, situações que colocam a família em xeque. Para ela, cresce a necessidade dos pais em cuidar da educação dos filhos, trabalhando valores que os transformem em cidadão conscientes.

Durante a homenagem, ainda teve apresentações musicais com as cantoras Tina Rocha e Sara Moraes.