fbpx

Campanha Papai Noel dos Correios na Bahia

Levar o encantamento do Natal a milhares de crianças, respondendo a todas as cartas enviadas ao Papai Noel e atender ao maior número possível de pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social é o que propõe a Campanha Papai Noel dos Correios, realizada há 23 anos pela empresa. Este ano, desde o lançamento da campanha na Bahia, no dia 14/11, foram recebidas mais de 30 mil cartas destinadas a Papai Noel, provenientes de escolas e da sociedade em geral, e cerca de 5 mil já foram adotadas. Em 2011, foram recebidas 49.572 e adotadas 12.677 no estado.

Em todo o país, até o momento 107.455 foram adotadas do total de 266.038 cartinhas selecionadas. Nos últimos três anos, foram recebidos quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios no Brasil. Desse total, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas, foram adotadas.

Os Correios, como empresa pública, buscaram vincular o projeto a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Educação Básica de qualidade para todos e, por conseguinte, associar a campanha aos preceitos de Responsabilidade Social Empresarial. Desde 2010, a empresa estabeleceu parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é que ações como desenvolver a habilidade da redação de carta, endereçar e usar o CEP e o selo postal sejam trabalhadas nas escolas por meio da carta ao Papai Noel.

Vale lembrar que a campanha seleciona e disponibiliza para adoção cartas manuscritas de crianças de até 10 anos, cujos pedidos sejam, preferencialmente, brinquedos, material escolar e roupas.

Padrinhos e ajudantes

Disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com a ajuda dos mais de 120 mil empregados dos Correios e da sociedade brasileira, que podem participar atuando como ajudantes ou padrinhos. Os ajudantes do Papai Noel são as pessoas interessadas em apoiar na leitura das cartas. Ler, cadastrar informações e separar são as principais atividades desenvolvidas nesta etapa. Já os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças.

Como funciona

O apadrinhamento de cartas da campanha é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas agências dos Correios. Em Salvador, as cartinhas podem ser adotadas nas agências Pituba, Central, Aeroporto, Associação Baiana de Imprensa, Pelourinho, São Caetano, Cabula, Baixa dos Sapateiros, Calçada, Fórum Ruy Barbosa, Rio Vermelho, TRT e Sumaré.

Os presentes relativos às cartas adotadas também são entregues pelos padrinhos nessas agências, para que, posteriormente, a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Na Bahia, além de Salvador, também realizarão a campanha as cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Porto Seguro, Camacan, Valença, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Ipiaú, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Una, Itapetinga e São Francisco do Conde.

Datas Importantes

Lançamento: 14 de novembro.

Período para adoção de cartas: 14 de novembro a 19 de dezembro.

Período para entrega dos presentes: até o dia 19 de dezembro.

Demais informações oficiais sobre o Papai Noel dos Correios podem ser obtidas na página www.correios.com.br\papainoelcorreios2012, ou pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

Na Bahia, as pessoas que quiserem participar da campanha ou obter mais informações sobre o projeto Papai Noel dos Correios poderão ligar para os números (71) 3346-2019 ou 2017.

A Assessoria de Comunicação dos Correios na Bahia esta à disposição para mais informações e esclarecimentos.

 

Assessoria de Comunicação – Diretoria Regional da Bahia – Correios
ascom-ba@correios.com.br
www.correios.com.br
(71) 3346.8721|8724 / fax: 3346.8722