Casamento coletivo legaliza 150 casais
Prefeitura e Balcão de Justiça da Uesb promovem casamento coletivo nessa terça, 25
Cerimônia civil reunirá 150 casais, às 15h, no Mediterrâneo Monumental Casa de Eventos
Cerca de 150 casais que vivem na zona rural de Vitória da Conquista estarão reunidos nessa terça-feira, 25, às 15h, para formalizar suas uniões civis em uma cerimônia coletiva no Mediterrâneo Monumental Casa de Eventos. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Rural (Creas Rural) dos distritos de Bate-Pé e José Gonçalves, em parceria com o Balcão de Justiça e Cidadania da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Segundo a gerente do serviço municipal, Poliane Santana, a realização da cerimônia civil é resultado de uma ação social promovida no povoado de Boqueirão. “Fomos informados pela maioria dos moradores da localidade sobre o desejo de concretizar o casamento civil. Assim, para propiciar a efetiva garantia de direitos e cidadania, estamos tornando esse sonho possível”, explicou Poliane.
Os noivos são moradores das localidades de Laranjeiras, Farinha Molhada I e II, Cabeceira, Itaipu, Boqueirão, Lagoa da Jiboia, Gameleira, Olho d’Água do Monte, Corta Lote, José Gonçalves, São Sebastião, Iguá, São João da Vitória, Bate-Pé e Cercadinho.
Sobre o serviço – O Creas Rural foi implantado em Vitória da Conquista em 2011, a fim de garantir a preservação dos direitos de crianças e adolescentes da zona rural. Presente nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé, São João da Vitória e São Sebastião, o serviço tornou-se referência pela oferta de serviços socioassistenciais de média complexidade. O atendimento é oferecido a pessoas que tenham sido vítimas de qualquer forma de violência, física ou psicológica, cujos direitos tenham sido violados e os vínculos familiares e comunitários tenham sido rompidos.