Cerimonialistas se encontram em Vitória da Conquista
Tribuna livre: Conquista sediará I Workshop Mestres de Cerimônias e
Cerimonialistas
Tribuna livre: Conquista sediará I Workshop Mestres de Cerimônias e
Cerimonialistas
Os mestres de cerimônia Célio Santos e Carla Andrade utilizaram a tribuna livre da Câmara, na sessão desta sexta-feira (1), para divulgar o I Workshop Mestres de Cerimônias e Cerimonialistas, agendado para o dia 21 de abril. Segundo Célio, o evento é inédito e visa contribuir para a profissionalização do segmento de cerimonial no município. O workshop vai receber o palestrante Marcelo Pinheiro, autoridade nacional no assunto.
Célio destacou o currículo do palestrante que é comunicólogo, Publisher, escritor, mestre de cerimônia e cerimonialista. Marcelo já publicou seis livros e ocupou, recentemente, a chefia do cerimonial do Ministério Público do Pará. Suas palestras já foram assistidas por mais de 15 mil pessoas. O profissional é um dos defensores do projeto de lei que regulamenta a profissão de cerimonialista, reivindicação da classe. Até o momento, somente a profissão de mestre de cerimônia é reconhecida pelo Ministério do Trabalho.
O curso, que é pago, vai tratar temas como mestre de cerimônia, linguagem do cerimonial, normas do cerimonial público, falas de abertura e encerramento, composições de mesa, registro de presença de autoridades e personalidades. O curso ainda se estende a cerimonialistas, profissionais que organizam eventos, e abordará assuntos como conceituação de protocolo de cerimonial, tipos de cerimoniais, símbolos nacionais e recursos protocolares. O palestrante também discutirá o reconhecimento legal da profissão.
Falando em nome da Bancada de Situação, o vereador Professor Cori (PT) parabenizou Célio Santos e Carla Andrade pela realização do evento. “Vai ser um importante debate de orientação, de formação de como nos comportarmos enquanto membros de uma instituição que é o Legislativo, dos aspectos comportamentais, de fala, de organização que devemos ter nas relações institucionais e pessoais enquanto profissionais que atuam na sociedade”, disse o parlamentar.
Já o vereador Arlindo Rebouças (PSDB), Líder da Bancada de Oposição, criticou o cerimonial da Prefeitura Municipal. Segundo ele, o cerimonial segue interesses políticos e não protocolares. “Não pode. Eu acho que o serviço público tem que respeitar essas normas no dia a dia. A prefeitura é exímia em fazer isso, de passar por cima e botar a gente onde quer. Não olha a hierarquia das pessoas”, falou. O vereador parabenizou a iniciativa e sugeriu que a Câmara selecione um funcionário para fazer o workshop.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: marcelopinheiro@gmail.com