Cícero visita pronto socorros: muitos problemas
O Vereador Cícero Custódio (PV) iniciou seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa quarta (04), afirmando que na última semana “tive o desprazer em ir a prontos socorros de Conquista”. Constatou mais de 100 pessoas no corredor sofrendo. “Um médico no acolhimento e outro no atendimento”. Verificou que havia pacientes que esperavam a seis horas por atendimento. Cícero entende que a culpa e dos Gestores dos Hospitais. “Tem que colocar dois médicos para atendimento”.
O vereador também verificou que para o planejamento familiar há uma fila enorme para fazer vasectomia e ligadura de trompas, mas são serviços cancelados em Conquista. “Cirurgias como hérnia, fimose, histerectomia, adenoide e próstata foram canceladas também. Os médicos estão colocando clínicas e cobrando preços absurdos para fazer essas cirurgias, as pessoas humildes não tem condição para pagar”.
Cícero informou que visitou a Santa Casa, Hospital de Base, Esaú Matos e Unimec, sendo que nesse último, viu lotação e pessoas tendo convulsão, desmaiando sem atendimento. “Uma senhora estava no pronto socorro e a quatro anos espera por uma histerectomia. Fez todos os exames. O médico disse que tem uma fila de mais 500 pessoas. Justamente para dificultar e assim ganhar dinheiro”. Finalizou informando que a comissão de saúde vai se reunir e buscar soluções em cada hospital, conversando com cada gestor e também com o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).