Cinema na Uesb reinicia atividades: “Diário de Sintra”
Dando início às atividades de 2012 do Cinema na Uesb, com a mostra “Mulheres com ideias na cabeça e câmeras nas mãos”, o Programa Janela Indiscreta exibe, nesta terça, 13, o filme “Diário de Sintra” (2007, 90 min), dePaula Gaitán. A sessão também marca o aniversário do cineasta Glauber Rocha, nascido em 14 de março de 1939, em Vitória da Conquista. A exibição será no Teatro Glauber Rocha, às 19h30, com entrada franca, e o comentário após o filme ficará por conta da professora do Curso de Comunicação da Uesb, AdrianaCamargo.
Sobre o filme
Um dos maiores nomes do cinema nacional, Glauber Rocha viveu seus últimos meses de vida em Sintra, Portugal, com sua mulher, a colombiana Paula Gaitán, e os dois filhos do casal, Ava Patria e Erik Aruak. Durante o tempo em que estiveram por lá, a fotógrafa e artista plástica registrou o cotidiano da família em Super-8, em uma espécie de Diário de Sintra. Nele, encontra-se um lado do diretor que poucos conhecem, seja em sua relação com a mulher e os filhos, seja na sua reflexão sobre a morte, que sabia estar próxima.
Quase 25 anos depois da morte do marido, Paula volta à cidade em que viveram, para registrar imagens que lhe lembrem do período. O filme, assim, mescla imagens captadas em família em 1981 com registros recentes, num ensaio poético narrado em primeira pessoa (fonte: http://www.guiadasemana.com.br/cinema/filmes/sinopse/diario-de-sintra).
Informações- Mais informações sobre a sessão ou a atividadeCinema na Uesb, telefone (77) 3425-9330.